PIEP apresenta protótipo inovador na maior feira internacional de compósitos

Estrutura de assento automóvel produzida em compósitos termoplásticos em destaque no “Auto Planet” da JEC World 2016.

 

 

O Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho apresentou na JEC World 2016 de 8 a 10 de Março, em Paris, o demonstrador inovador de uma estrutura horizontal de um assento automóvel, totalmente produzido em compósitos termoplásticos num único processo de injeção. O protótipo apresentado foi selecionado pela JEC World 2016 para figurar entre as 20 soluções internacionais mais inovadoras a expor no “AUTO Planet”.

Criado pela primeira vez este ano, o “AUTO Planet” pretendeu destacar a incrível mutação que se está a verificar no domínio dos materiais, em especial na utilização de compósitos na indústria automóvel, através da apresentação de produtos inovadores e icónicos desenvolvidos a nível internacional.

 

Sendo o PIEP a primeira entidade nacional a expor na área “Planet” da JEC, ao lado de outras inovações apresentadas pela Lamborghini, Faurecia e BMW, esta presença permitiu reforçar o posicionamento do PIEP enquanto entidade de referência no desenvolvimento de soluções inovadoras no domínio dos polímeros e compósitos.

 

O demonstrador apresentado pelo PIEP foi desenvolvido no âmbito do projeto Hybridtec, realizado em co-promoção com as empresas nacionais DT2, Mptool e The Rapid Manufacturing Center DT2, e apoiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional, QREN. A solução inovadora foi totalmente desenvolvida em Portugal e caracteriza-se por uma elevada integração (diminuição do número de componentes), redução de peso (41%) e redução de custos de produção (13%), comparativamente com as soluções metálicas, abrindo deste modo novas oportunidades de desenvolvimento que se estendem para além do sector automóvel.

 


Sobre PIEP inovação em compósitos termoplásticos (Hybridtec): https://youtu.be/C3d4I9fJA-w