Parcerias

Instituições Nacionais

PeMA - Associação para a Valorização e Promoção da Oferta de Empresas de Pequena e Média Dimensão Nacionais para o Sector Aeronáutico

Associação de direito privado e sem fins lucrativos, que tem como principais objectivos integrar o tecido empresarial e entidades do SCTN em projectos direccionados ao sector aeronáutico e aeroespacial, de âmbito nacional quer internacional e contribuir para a definição de políticas públicas de enquadramento da indústria fornecedora da fileira aeronáutica e aeroespacial.

CEIIA – Centro de Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel

O CEIIA é uma entidade composta pelas principais empresas, associações, universidades, centros de I&D e entidades públicas do sector da mobilidade, que visa promover o crescimento das empresas portuguesas nas cadeias internacionais de fornecimento das indústrias da mobilidade [automóvel, aeronáutica e ferroviária]. O PIEP formalizou a sua associação ao CEIIA em 2006.

Mais informações em: http://www.ceiia.com/

CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos

É um centro tecnológico, com sede na Marinha Grande, que desenvolve actividades de assistência técnica, transferência tecnológica e formação especializada, apresentando-se como um fornecedor de soluções e parceiro tecnológico no desenvolvimento de actividades pré-competitivas de base industrial.

Mais informações em: http://www.centimfe.com/centimfe/index_html

 

Pólos de Competitividade

HEALTH CLUSTER PORTUGAL - Pólo da Saúde

O PIEP é membro fundador do Health Cluster Portugal (HCP), criado em Abril de 2008, com o objectivo de fomentar a transferência de tecnologia no sector da saúde entre quem investiga e quem produz. O PIEP, integra esta associação dada a sua experiência e interesse no domínio dos dispositivos médicos.

Mais informações em: http://www.healthportugal.com/

PRODUTECH - Pólo das Tecnologias de Produção

Associação de direito privado sem fins lucrativos, que tem por finalidade a implementação de estratégias e iniciativas de eficiência colectiva, visando a inovação, a qualificação e a modernização das empresas produtoras e utilizadoras de tecnologias para a produção.

Mais informações em: http://www.produtech.org/

POOL-NET - Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling

Rede de competências [confirmar] que visa desenvolver e produzir moldes, ferramentas especiais e peças maquinadas de alta precisão, optimizar a funcionalidade dos produtos e dos processos de fabrico, integrando o molde numa cadeia alargada de serviços de engenharia.

Mais informações em: http://www.toolingportugal.com/mouldscluster/PT

 

Redes de Cooperação Nacionais e Internacionais

PAM - Portuguese Alliance for Manufacturing

A PAM reúne sete instituições nacionais de investigação e desenvolvimento (CENI, IDMEC, INEGI, INESC Porto, PIEP e UNINOVA) e uma entidade representativa dos centros tecnológicos nacionais (RECET); a PAM tem como missão ser um motor do desenvolvimento da indústria, através da congregação das valências dos seus membros.

Mais informações em: http://www.pam.com.pt/

ReMobi - Rede de Excelência para a Mobilidade

A ReMobi é uma rede de cooperação que visa identificar áreas estratégicas para o desenvolvimento de competências de suporte à indústria automóvel e da mobilidade, reunindo actores da indústria, potenciando projectos em parceria e incorporando I&DT nacional no desenvolvimento de novos produtos de mobilidade sustentável.

ECP4 – European Composites, Plastics and Polymer Processing Platform

O ECPR é uma associação internacional sem fins lucrativos, da qual o PIEP faz parte como membro fundador, que visa dinamizar acções colectivas (materializadas em projectos e oportunidades de colaboração) entre os parceiros e as empresas europeias do sector dos plásticos e compósitos. Para além do PIEP, são membros fundadores: AIMPLAS; D`Appolonia; EuPC, Flanders´ Plastic Vision, Fraunhofer; Smithers Rapra, RESCOLL, CRIF, Transfercenter fur Kunststofftechnik, VTT e ERFMI.

Mais informações em: http://www.ecp4.eu/