Transportes
AEROCORK
Integração de materiais à base de cortiça em compósitos no fabrico de aeronaves ultraleves
ver mais

Consórcio: Dyn´Aero Ibérica, Active Space Technologies, Amorim Cork Composites e PIEP

Período: Janeiro 2009 a Dezembro 2012

Financiado em 50% pelo QREN, o projecto AEROCORK desenvolveu e testou a utilização de materiais compósitos de cortiça na construção de aviões civis ultraleves. Com este projecto promove-se o desenvolvimento de um avião ultraleve ecológico através da produção, ensaio e certificação de compósitos de cortiça, com o propósito de substituir materiais sintéticos em aviões da Dyn'Aero Ibérica. O PIEP foi responsável pela previsão do comportamento mecânico dos aglomerados e pelo desenvolvimento de modelos constitutivos, através de sistemas avançados de simulação computacional.

 

 



GREENMOTION
Criação de uma rede galaico-portuguesa para impulsionar a utilização de materiais verdes no automóvel  
ver mais

Consórcio: CTAG, CIS-Madeira e PIEP

Período: Janeiro 2011 a Junho 2013

O GreenMotion teve como principais objectivos: promover a incorporação de materiais "verdes" nos veículos e criar uma rede galaico-portuguesa de empresas do sector automóvel interessadas nesse tópico. O projecto, que contou com co-financiamento europeu (fundos FEDER, programa POCTEP).

 



ECOPLAST
Investigação de novos materiais biocompósitos com base em matérias renováveis para aplicação na indústria automóvel
ver mais

Consórcio: 13 instituições europeias, integrando o PIEP e liderado pela CTAG (Espanha).

Período: Junho 2010 a Maio 2014

O projecto europeu Ecoplast, realizado no âmbito do 7º Programa Quadro, reúne investigadores de várias instituições científicas e de empresas para desenvolver biocompósitos, “feitos à medida”, que satisfaçam as especificações exigidas pela indústria automóvel e que sejam passíveis de processamento nas linhas de produção existentes.

 



ECOTRAIN
Novas soluções em compósitos de cortiça para a nova geração de comboios de muito alta velocidade
ver mais
Consórcio: Amorim Cork Composites, Alstom Portugal, ISQ e PIEP

Período: Novembro 2009 a Abril 2012

O projecto EcoTrain visou explorar a aplicação de um material compósito para Comboios de Muito Alta Velocidade, integrando soluções de materiais com cortiça. A utilização da cortiça, sob a forma de compósitos, em soluções inovadoras para pisos, paredes laterais e divisórias permitiu atingir alguns dos objectivos definidos, tendo-se destacado a redução das emissões de CO2 (em conformidade com o novo quadro normativo europeu para a indústria ferroviária), o aumento do conforto térmico e acústico, além do espaço disponível.



HC2W
Hybrid components for 2 wheel vehicles
ver mais
Consórcio: SODECIA e PIEP

Período: Dezembro 2008 a Maio 2011

O projecto HC2W consistiu no desenvolvimento de componentes para veículos motorizados de duas rodas. A ideia foi fazer a conversão de soluções actualmente fabricadas em metal para sistemas híbridos plástico-metal.



PLASCORK AUTOMOTIVE
Desenvolvimento de soluções para interiores de automóvel integrando materiais à base de cortiça
ver mais
Consórcio: Simoldes Plásticos, Amorim Cork Composites e PIEP

Período: Janeiro 2009 a Abril 2012

O projecto Plascork Automotive procurou desenvolver componentes para o interior do habitáculo automóvel, incorporando cortiça numa matriz polimérica, de forma a tirar partido das suas excelentes propriedades e características estéticas e funcionais. O projecto congrega três parceiros com sinergias, conhecimentos e capacidades complementares. O PIEP, enquanto entidade do SCTN, contribuiu com o seu conhecimento ao nível dos materiais, engenharia e processamento.



INLASER
Integração do fabrico de componentes ópticos por laser
ver mais

Consórcio: Olesa e PIEP

Período: Junho 2010 a Maio 2012

O projecto INLASER consistiu no desenvolvimento de moldes com elevado desempenho. Utilizou tecnologias aditivas de fabrico integrado de sistemas ópticos, com base em processos de montagem e integração de componentes, aplicando a tecnologia de soldadura por laser.

 

Mais informação em https://sites.google.com/site/inlaserproject/

 



VS2
Virtual inspection system for smart materials
ver mais
Consórcio: Critical Materials, Critical Software e PIEP

Período: Julho 2007 a Fevereiro 2011

O projecto VS2 permitiu desenvolver um sistema de inspecção virtual para estruturas de aeronaves, constituindo uma oportunidade de diagnóstico e controlo da integridade estrutural de sistemas/componentes críticos. A ideia base consiste na incorporação de sensores que permitam, através de software próprio, fornecer indicação sobre a integridade de componentes e sistemas. Além de potenciar intervenções apenas quando realmente necessárias, este sistema reduz o tempo e custo associados à manutenção de aeronaves.



VULCAN
Análise de vulnerabilidade para futuras aeroestruturas compostas/híbridas
ver mais
Consórcio: 14 instituições europeias, integrando o PIEP e liderado pela Swerea Sicomp AB (Suécia)

Período: Julho 2007 a Março 2011

O projecto VULCAN procurou desenvolver novas metodologias para melhorar a protecção de estruturas de aeronaves contra incêndio e pequenas explosões. Estas metodologias basearam-se na adopção de novas tecnologias de materiais e na aplicação de estratégias de concepção inovadoras, visando aumentar significativamente a segurança das aeronaves. Financiado ao abrigo do programa 6º PQ da União Europeia, o VULCAN desenvolveu algoritmos, modelos de materiais e critérios de falha para materiais compósitos e para a calibração de instrumentos de simulação numérica face a resultados experimentais.



TRAVETEC
Travessas de caminho de ferro em plástico reciclado
ver mais

Consórcio: PIEP, Extruplás e Centro de Valorização e Resíduos

Período: Maio 2012 a Abril 2014

O projecto tem como objectivo o desenvolvimento de travessas para assentamento de linhas de caminho-de-ferro em material compósito, maioritariamente constituído por plásticos provenientes da fileira dos plásticos mistos.

 



ECOACUSTIC
Desenvolvimento de produtos de segurança rodoviária com base no aproveitamento de plásticos mistos
ver mais
Consórcio: PIEP e Extruplás

Período: Abril 2013 a Março 2015

O projecto tem como objectivo o desenvolvimento de produtos de segurança rodoviária (painéis acústicos para barreiras sonoras de auto-estrada) com base no aproveitamento de plásticos mistos, que pelas suas características mecânicas, acústicas e estéticas se apresentam em condições de competir com os existentes actualmente no mercado.



CARBONFIBRE
Desenvolvimento de produtos e processos inovadores para a indústria automóvel
ver mais
Consórcio: CIE Plasfil e PIEP

Período: Janeiro 2012 a Dezembro 2013

O projecto visa a concepção e desenvolvimento de novos produtos e processos inovadores para a aplicação em componentes estruturais do automóvel, através da utilização dos CFRTs combinados com as tecnologias de injecção. Os novos produtos apresentarão características diferenciadoras e competitivas, tendo como objectivo atingir um peso global e custos de produção inferiores e um rácio peso/performance superior ás abordagens actualmente existentes.



BETTER SKY
Desenvolvimento, Teste e Demonstração de novas metodologias de projecto e qualificação de aeroestruturas em ambiente de better design
ver mais
Consórcio: EEA, CMT, CEIIA e PIEP

Período: Fevereiro 2012 a Janeiro 2015

O projecto visa desenvolver, testar e demonstrar novas metodologias de projecto e qualificação de aeroestruturas em ambiente better design, através de actividades complementares de IDT segundo três grandes linhas de inovação fundamentais: 1) metodologias de desenvolvimento e qualificação de aeroestruturas; 2) aplicação e demonstração de novos materiais e tecnologias de fabrico mais competitivas; 3) novas tecnologias e integração de equipamentos em bancos de ensaios, com especial foco na multifuncionalidade das estruturas e na integração de sistemas de sensorização para monitorização de ensaios e operações de inspecção.



XAEROSTRUCTURES
Desenvolvimento de aeroestruturas de UAV para aplicação civil
ver mais

Consórcio: Xaerosystems, Critical Materials, Active Space Technologies, INEGI, SET, Spin Works e PIEP

Período: Julho 2012 a Dezembro 2014

 

O projecto visa a definição de métodos inovadores para o desenvolvimento, teste, validação e certificação de estruturas de aeronaves, neste caso, não tripuladas, que permitam ao consórcio criar um vector claro na criação de valor para o mercado, de produtos e tecnologias desenvolvidos pela indústria nacional, para o ramo aeronáutico, utilizando o projecto como um catalisador da capacidade nacional no sector.

O projecto visa a definição de métodos inovadores para o desenvolvimento, teste, validação e certificação de estruturas de aeronaves, neste caso, não tripuladas, que permitam ao consórcio criar um vector claro na criação de valor para o mercado, de produtos e tecnologias desenvolvidos pela indústria nacional, para o ramo aeronáutico, utilizando o projecto como um catalisador da capacidade nacional no sector.