Calçado
ADVANCED SHOE
Integração de soluções de materiais e de desenvolvimento de produto em calçado de elevado desempenho
ver mais

Consórcio: Procalçado, DCB, Indinor, Curtumes Aveneda, Albano Miguel Fernandes, ICC, CEI, IPB, CTCP, FCUP e PIEP

 

Período: Setembro 2008 a Agosto 2011

A ADVANCED SHOE procurou desenvolver novos materiais com funcionalidades específicas para introduzir em calçado de elevado desempenho, de forma a cumprir os requisitos normativos impostos para este tipo de aplicações. A incorporação de nanopartículas em polímeros usados nas formulações de solas tem algumas limitações no que toca à compatibilização. O estudo da compatibilização e modificação de nanopartículas comerciais e a obtenção de soluções adequadas para criar dispersões com propriedades adequadas foram os principais pontos desenvolvidos.



ATLANT TPV
Desenvolvimento de materiais termoplásticos vulcanizados para aplicação a solados
ver mais
Consórcio: Atlanta, CTCP e PIEP

Período: Janeiro 2010 a Dezembro 2012

O projecto ATLANTATPV permitiu desenvolver materiais com características físico-mecânicas próximas das da borracha vulcanizada. Os novos produtos diferenciam-se em aspectos como: menor tempo de processamento (o que permite aceitar encomendas com reduzidos prazos de resposta), diminuição de resíduos do processo produtivo e redução de custo comparativamente a materiais idênticos no mercado.



NEWALK
Materiais, Componentes e Tecnologias para Calçado do Futuro
ver mais
Consórcio: CTC, PIEP e outros

Período: Janeiro de 2012 a Dezembro 2014

Integrado na fileira do calçado do pólo da moda, o projecto NEWALK visa o desenvolvimento integrado e sinérgico de novos materiais, componentes funcionais e tecnologias avançadas para a criação, produção e comercialização de calçado diferenciado. O PIEP está envolvido em actividades designadas por NEWALK MAT - novos materiais, produtos químicos e dispositivos funcionais.