Avaliação de Fornecedores

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

O processo para avaliação de fornecedores de bens e prestadores de serviços do PIEP decorre da implementação do Sistema de Gestão ao abrigo da norma ISO 9001:2015.

Tendo como objetivo avaliar a capacidade de um potencial fornecedor/subcontratado cumprir os critérios definidos para os diferentes tipos de fornecimentos relevantes e com impacto no Sistema de Gestão da Qualidade do PIEP, esta atividade é crucial para uma filosofia de melhoria contínua no intuito de fomentar o crescimento e o
nível de excelência do PIEP.

A avaliação de fornecedores é realizada tendo por base todos os fornecimentos cuja entrega se encontra concluída
com documento fiscal rececionado e registado na contabilidade do PIEP:

Avaliação de Fornecimentos

O processo de avaliação dos fornecimentos é realizado com base nos seguintes requisitos:
1. cumprimento de prazos de entrega:
2. cumprimento de Requisitos (inclui não conformidades na receção a nível de qualidade, quantidade e entrega de documentação quando aplicável;
3. cumprimento de Manual Interno de Utilização no CCP – Código dos Contratos Públicos e de requisitos legais inerentes a compras especificas);
4. Impacto na prestação de serviço do PIEP.

1.1. Grau de Flexibilidade
Análise de todas as solicitações efetuadas no âmbito da atividade principal do PIEP (ID e Serviços) sendo atribuída uma percentagem de acordo com o nº de solicitações satisfeitas.

Subcategorização de Critérios de seleção de fornecedores
Escala Valor
25%  < 25% nº de NE’s no âmbito de ID/Serviços
50% > 25% a 50% nº de NE’s no âmbito de ID/Serviços
75% > 50% a 75% nº de NE’s no âmbito de ID/Serviços
100%  > 75% nº de NE’s no âmbito de ID/Serviços

1.2. Grau de Desempenho
Consideram-se e analisam-se os critérios de avaliação de fornecimentos definidos (qualidade, quantidade, prazos de entrega, cumprimento de condições contratuais alvo de CCP e documentação específica) e formalização por escrito de não conformidades detetadas.

O Grau de Desempenho do fornecedor (GD) é calculado através da seguinte fórmula:

Resultado de Avaliação
O cálculo do Índice de Fornecedor Qualificado (IFQ) pondera os dois critérios anteriores de acordo com a seguinte fórmula:

Da análise de resultados, cada fornecedor avaliado terá uma classificação de acordo com a seguinte grelha:

Excluído: Um fornecedor cujo IFQ seja < 25 poderá ser fundamentada a sua manutenção caso se trate de fornecedores ou prestadores de serviço exclusivos de determinado bem e/ou serviço.
Recurso: Fornecedor com uma classificação ≥ 25 e < 50 deverão ser identificadas as ações de correção ou corretivas a encetar junto do fornecedor.
Secundário: Fornecedor com uma classificação ≥ 50 e < 75.
Preferencial: classificação ≥ 75 todo o fornecedor de bens/serviços considerado crítico para o processo ou crucial no decorrer das atividades do PIEP ou ainda que a falta de fornecimento possa ser considerada um risco para a atividade do PIEP.

Importante:
Questões reportadas, relacionadas com o incumprimento de normativos internos de SST, ambiente ou sustentabilidade podem originar um processo de desqualificação do fornecedor.

Em vigor desde 11 de dezembro de 2024

Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito