O Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) é uma associação de direito privado, de matriz tecnológica e científica, com um modelo de gestão empresarial.
Constituído em 13 de dezembro de 2000 por iniciativa da indústria e em estreita colaboração com o Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho (DEP-UM) e com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), o PIEP pretende dar uma resposta de excelência na entrega de produtos e serviços em tempo oportuno, orientada às necessidades de I&D+i das empresas do sector dos plásticos e afins, através de atividades de inovação, transferência de tecnologia, consultoria técnico-científica e prestação de serviços.
De uma forma geral, o PIEP atua ao nível da prestação de serviços de testes e ensaios e diagnósticos de falha, do desenvolvimento de novos materiais e produtos, das tecnologias de processamento e ferramentas produtivas, tendo por base a promoção dos princípios do desenvolvimento sustentável (Economia Circular e Ambiente).
O PIEP pretende também contribuir na vertente da formação, apoiando o desenvolvimento de recursos humanos com capacidade e experiência em inovação industrial na área da engenharia de polímeros.
O PIEP é criado por iniciativa industrial, em colaboração com a Universidade do Minho e o Governo Nacional, representado pelo IAPMEI.
O PIEP inicia a sua atividade em Abril.
Projeto de Infra-estuturas, com concessão de incentivo financeiro ao projeto PIEP, enquanto infra-estrutura tecnológica dedicada à inovação industrial e desenvolvimento tecnológico para o sector do plástico.
Primeiro projeto internacional: MRI, inserido no INTERREG III – A Cooperação transfronteiriça Portugal – Espanha.
Participação em consórcio para desenvolvimento de projeto de referência “Pluma”.
Prémio “Spirit of Conquest” do JEC Innovations Composite Awards Programme.
Primeiro projeto ESA (Agência Espacial Europeia) com participação do PIEP - “NACO - Non-conventional matrix / Carbon Nanotubes Reinforced Composite for Applications in Space”
A equipa do PIEP muda-se para as novas instalações localizadas na Universidade do Minho, em Guimarães. Com 3.000 m2, o novo edifício reúne condições de excelência para a atividade de I&D com as empresas.
PIEP participa no consórcio de desenvolvimento de aeronave não tripulada (UAS) para missões de observação florestal e costeira, no consórcio Portuguese Aerospace Industrial Consortium, com o apoio da Lockheed Martin Corporation.
Inauguração das instalações do PIEP pelo Primeiro Ministro José Sócrates.
Primeira patente PIEP como inventor: Patente EP2347879 - AN INJECTION MOULDING DEVICE FOR MAKING ARTICLES FROM TWO INJECTION MOULDED PARTS AND METHOD FOR MAKING SUCH ARTICLES Date of publication: 27.07.2011 Bulletin 2011/30 Application number: 10382009.8 Date of filing: 20.01.2010 Azenha João; Alexandre Sónia; Viana Júlio; Ribeiro Carlos; Teixeira Dario
Início da participação do PIEP no projeto de referência Embraer KC-390, o maior projeto aeronáutico alguma vez criado em Portugal.
Patente internacional “REAR HANDLE FOR MOTORCYCLE”, nº WO2012169918 Publication Date 13.12.2012; International Application No. PCT/PT2012/000009 International Filing Date 16.03.2012 Freitas, R., Figueiredo de Sá, R., Ribeiro, C., Teixeira, D., Leite, J., Ribeiro, C., Rei, C.
Dá-se início ao primeiro projeto ESA (Agência Espacial Europeia) com consórcio totalmente português “cTPS - Design of a Crushable TPS for the ERC”.
Projecto europeu ECOplast dedicado à investigação de novos materiais biocompósitos com base em materiais renováveis para aplicação na indústria automóvel.
Aprovação de projeto de investimento FIT@PIEP (ON2, CCRN) que promoveu a aquisição de tecnologias state of the art e complementares às existentes.
Organização pelo PIEP, DEP e IPC da primeira edição das Jornadas Tecnológicas “Polímeros” com o objetivo de reunir industriais, técnicos, investigadores, estudantes e docentes que desenvolvem a sua atividade no domínio da Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos.
Prémio do projeto Hybridtec no JEC Innovation Corner (na feira JEC, sendo o PIEP a primeira entidade nacional a expor na área “Planet” desta feira).
Patente nacional “CÁPSULA PARA FAZER CAFÉ E/OU INFUSÕES”, PT108929A; Freitas, R., Pontes, A., Vieira, J., Almeida, A.; JMV José Maria Vieira, Sá.
Patente internacional “METHOD FOR PRODUCING AN INJECTION-MOULDED MULTI-MATERIAL PRODUCT, ARTICLES AND USES THEREOF”, WO 2016/092505 Al; Publication Date 16.06.2016; International Application No. PCT/IB2015/059520; International Filing Date 10.12.2015 Vilela Pontes, António José; de Azevedo Magalhães, Rui Miguel; Duarte Mendes Oliveira, Nélson.
Por iniciativa da ESA, o PIEP foi selecionado para desenvolver um filamento em material eletricamente condutor para a impressão 3D de estruturas CubeSat (Microsatélites).
Patente internacional” Conductive Polymeric housing for electronic component.”, nº WO/2017/001888; Bosch Car Multimedia Portugal e Universidade do Minho; Publication Date 05.01.2017 International Application No. PCT/IB2015/054879 International Filing Date 29.06.2015 Freitas, R., Sá, ricardo, Gomes, M., Carneiro, F., Pitães, A., Gonçalves, N., Rocha, A., Simões, C., Campos, R., Martins, L., Pinto, R., Bernardo, P., Ribeiro, C., Ponte, A., Viana, J.
Aprovação do Programa Interface pela Agência Nacional de Inovação, S. A. (ANI), ao abrigo do FITEC - Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular.
Organização de conferência internacional “Tech Transfer - Plastics for Future” no âmbito do Projecto Tech Transfer.
Organização do evento internacional "Innovation Ecosystems for Plastics in a Circular Economy" em parceria com a ECP4 - European, Composites, Plastics and Polymer Processing Platform.
O PIEP é reconhecido como um Centro de Interface Tecnológico na área dos Materiais e Nanotecnologias pela Agência Nacional de Inovação, S. A. (ANI).
Submissão de patente: Seringa de dupla câmara. Pedido de patente nº 20192000899107; ESEnfC, Muroplás, PIEP. Parreira, P., Oliveira, A., Cruz, A., Sousa, L., Marques, I., Roque, A., Fernandes, T., Ferreira, J., Cortez, S., Coelho, A., Maia, A., Carneiro, F., Silva, B., Freitas, R., Marques, A., Bastos, L., Marques, R., Vale, B.
Integração, como membro fundador, do Pacto Português para os Plásticos (PPP) que visa acelerar a transição para a economia circular para os plásticos. Liderado pela Associação Smart Waste Portugal e com o apoio do Governo Português, o PPP pertence à rede global de Pactos dos Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, colocando Portugal no grupo de países que pretendem liderar esta transição.
Participação na Exposição “Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal” vencedora do prémio “The Dibner Award for Excellence in Museum Exhibits”, da Society for the History of Technology. Em exposição no Museu de Leiria as peças: garrafa de gás Pluma e cápsula espacial cTPS.
Aprovação de projeto de investimento ICT@PIEP (Innovative Competencies and Technologies @ PIEP), no âmbito de candidatura ao Programa Norte2020 – infra-estruturas tecnológicas da Região Norte: CIT, da CCDR-N, que irá promover um incremento de resposta, em termos de capacidade instalada state-of-the-art, às necessidades da indústria em termos de serviços e projetos de inovação.
Assinatura de memorando de entendimento para a criação da Tech Alliance - uma rede colaborativa de inovação, ciência e tecnologia no norte do país, constituída por entidades dedicadas a consertar esforços para o desenvolvimento de novos produtos e serviços de valor acrescentado, em áreas como a saúde, a mecânica e os polímeros (DTx Colab, CEiiA, 4LifeLab, CCG, DONE Lab, PIEP, ICVS, Centro Clínico Académico).
Integração da ELCA: European Lightweight Cluster Alliance. Com esta integração, o PIEP torna-se no primeiro parceiro português a atuar nesta rede europeia.
Obtenção de certificação NP EN ISO 9001:2015 (Gestão da Qualidade) e NP 4457:2007 (Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação).
Integração da Rede de Inovação INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda - uma rede colaborativa que tem como principal objetivo transferir os resultados da atividade académica e científica para a sociedade e para a economia real.
O projeto SeaRubbish2Cap é distinguido com o Prémio Inova+ na categoria Business Excellence, na área de sustentabilidade de recursos naturais e ecossistemas.
Início dos trabalhos do projeto europeu VITAL - de desenvolvimento de soluções de processamento inovadoras para a produção de espumas microcelulares a partir de materiais termoplásticos e de agentes expansores de origem biológica.
Desenvolvimento do projeto transformador POLARISE - Innovation in Polymer Engineering for a Circular and Digital Environment, aprovado pela ANI - Agência Nacional de Inovação, enquadrado na estratégia do PRR - Programa de Recuperação e Resiliência, na componente de Investimento e Inovação.
Início de projeto europeu Sustronics - Eletrónica sustentável e ecológica rumo à economia circular.
Adesão à 3-D MID, tornando-se o PIEP no primeiro parceiro português a atuar nesta rede mundial.
Lançamento da Academia PIEP - uma iniciativa inovadora de desenvolvimento do potencial humano para o futuro.
Organização do innovation FORUM - Innovation for a Smart and Sustainable Society - evento Hub de Inovação para promover sinergias entre a academia, a indústria e o setor público.
Início dos trabalhos do projeto europeu ANALYST, de transição para uma cadeia de valor industrial mais segura e sustentável, para melhor orientar o processo de inovação para produtos químicos e materiais.
O PIEP é reconhecido como um organismo de certificação para as Certificações de Reciclabilidade RecyClass.
...
Universidade do Minho – Departamento de Engenharia de Polímeros
CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos
AED – Cluster Português para as Indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa
PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção
POOLNET – Cluster de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling
HCP – Health Cluster Portugal
Smart Waste Portugal – Association for the Circular Economy and Environment
ECP4 – European Composites, Plastics and Polymer Processing Platform
DTx – Digital Transformation CoLAB
PFP – Plataforma Ferroviária Portuguesa
ECH2A – European Clean Hydrogen Alliance
APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos
ELCA – European Lightweight Cluster Alliance
EFFRA – European Factories of the Future Research Association
SDAM Alliance – Secure Distributed Additive Manufacturing
INCM – Rede de Inovação Imprensa Nacional Casa da Moeda
SPM – Sociedade Portuguesa de Materiais
BIKINNOV – Bike Value Innovation Center
3-D MID – Research Association Mechatronic Integrated Devices 3-D MID e.V.
AENEAS – Association for European NanoElectronics ActivitieS
RecyClass – Plastic Future is Circular
NAFEMS – National Agency for Finite Element Methods and Standards
SPR – Sociedade Portuguesa de Reologia
BLUEBIO ALLIANCE – The Portuguese Network for Marine Bioresources and Biotech
Desde a sua gênese, o PIEP tem como objetivo "transformar ideias em produtos". O PIEP desenvolve a sua atividade em vários vetores onde a engenharia de polímeros é relevante.
O que fazemosTransformamos ideias em produtos, acompanhando as empresas desde o início até ao final do ciclo de desenvolvimento do produto e à transferência de tecnologia.
Temos instalações e equipamentos de ponta à sua disposição.
Promovemos a conexão entre o mundo académico, o mundo científico e o mundo industrial.
Oferecemos acesso a um ambiente de investigação com recursos humanos altamente qualificados.
Temos uma organização jovem e multidisciplinar com uma ampla gama de serviços e soluções.
Organizamos formação à medida das necessidades dos nossos associados, parceiros e clientes.
Operamos num ambiente amigável, onde todas as pessoas são importantes e contribuem para o sucesso.
O PIEP detém dupla certificação NP EN ISO 9001:2015 (Gestão da Qualidade) e NP 4457:2007 (Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação) atribuída pela SGS – Portugal, S.A.
Oferecemos condições especiais aos nossos associados tendo em vista a promoção da indústria e da sociedade, rumo à inovação, sustentabilidade e eficiência.