MICRO-NANO estruturação para ferramentas de moldação por injeção
O Micro-Nano é um projeto que pretende dar resposta à constante evolução dos mercados industriais que exigem, cada vez mais, produtos de alto valor acrescentado e que oferecem novas funcionalidades a custo reduzido. Neste sentido, o projeto Micro-Nano visa o desenvolvimento de um produto no formato de ferramenta avançada – um molde de injeção – com estruturas inovadoras, desenvolvidas especificamente pela e para a Steelplus, capazes de conferir propriedades funcionais à superfície de peças plásticas.
É um projeto de desenvolvimento promovido pela SteelPlus com o apoio do PIEP. A SteelPlus é uma PME especializada na produção de moldes de injeção para a indústria de plásticos, com experiência consolidada em diversos setores como o aeronáutico, automóvel, medicina, cosmética, doméstico e elétrico. No âmbito deste projeto, a SteelPlus irá, assim, desenvolver um molde de injeção com superfícies moldantes microestruturadas. O conhecimento da SteelPlus e do PIEP será combinado para o desenvolvimento de estruturas biomimétricas com recurso a uma tecnologia produtiva de texturização a laser de pulso ultracurto (pico e femto). Serão ainda considerados tratamentos de superfície para assegurem a durabilidade das microestruturas no molde e facilitarem a extração das peças plásticas.
No PIEP, a produção de componentes plásticos, com a replicação das microestruturas desenvolvidas, resultará da otimização do processo de microinjeção com recurso a tecnologias de controlo dinâmico da temperatura do molde. Destaca-se a diferenciação na obtenção destas propriedades funcionais, sem a necessidade de recorrer a qualquer revestimento pós-injeção, sendo ainda mais diferenciadora quando considerada em polímeros de base biológica e com características de biodegradabilidade devidamente qualificados para setores de alto valor acrescentado como é o caso do setor médico (p.ex., ácido poliláctico com aprovação FDA do Musashino Chemical Laboratory).
Desta forma, neste projeto, serão identificadas as microestruturas hierárquicas e os tratamentos térmicos e de superfície do aço moldante que providenciem melhor custo, cadência, durabilidade e qualidade produtiva dos moldes e componentes termoplásticos obtidos, viabilizando uma oferta comercial diferenciadora e competitiva para uma vasta carteira de produtos e setores de aplicação.