
O PIEP participou na mostra Inovar & Empreender 2025, que se realizou a 17 de setembro, na nave central da Universidade do Minho, Campus de Azurém, Guimarães, para dar a conhecer a inovação realizada pela instituição em parceira com a indústria para a sociedade. Em exibição estiveram projetos de áreas transversais tais como aeronáutica, calçado, saúde, automóvel, eletrónica, embalagens.
Esta foi a 3ª Mostra Inovar & Empreender, organizada pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM). O evento reuniu 40 empresas e entidades ligadas a esta academia, realizou duas homenagens e apresentações de start-ups de sucesso e de novos projetos a investidores.
A abertura contou com a visita oficial aos stands por uma comitiva de responsáveis da academia, de municípios e da indústria. A mostra agregou quase três dezenas de spin-offs e start-ups, bem como as interfaces Centro de Computação Gráfica/ZGDV, Centro para a Valorização de Resíduos, Instituto Fibrenamics, PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros e TecMinho, os laboratórios DTx e Done Lab, as incubadoras Startup Braga, Set.Up Guimarães, MadeIn Famalicão, Start Esposende e StartPoint AAUM, além de um espaço com protótipos e inovações da EEUM, que participa em 18 projetos nacionais das Agendas Mobilizadoras do PRR.
Foram homenageados os professores Mário de Araújo e Jaime Ferreira da Silva, pelos seus contributos para a TecMinho, interface universidade-empresa da UMinho e uma das mais antigas do país, que tem sido exemplar na transferência de tecnologia e no empreendedorismo. Decorreu ainda a tertúlia “Da ideia ao negócio de sucesso”, que reuniu os responsáveis das start-ups Biosolve4All (biotecnologia), SpaceEngineer (aeroespacial), OmniumAI (bioinformática) e Wellbeing Warrior (economia digital), permitindo a partilha de experiências e a interação com a audiência.
