
O PIEP esteve no final de janeiro no CERN, em Genebra, onde participou numa reunião técnica dedicada ao seu contributo para o Einstein Telescope, nomeadamente no desenvolvimento do sistema de isolamento térmico desta infraestrutura científica de próxima geração.
A participação do PIEP centra-se no desenvolvimento de soluções de isolamento não inflamáveis, sustentáveis e economicamente competitivas, capazes de responder a requisitos exigentes associados a ambientes de ultra-alto vácuo, processos de bake-out, segurança contra incêndio e estabilidade térmica a longo prazo. Este trabalho reforça o papel da engenharia de materiais aplicada no suporte a grandes infraestruturas científicas europeias.
O PIEP agradece a presença e os contributos de Paolo Chiggiato, Paulo Gomes, Giuseppe Bregliozzi, Pedro Costa Pinto, Guilherme Milhano e Carlo Scarcia (CERN), bem como de Pedro Arezes, Reitor da Universidade do Minho, Nuno Castro, Vice-Reitor da Universidade do Minho, e Ana Peixoto, da ANI.
Em paralelo, o PIEP teve ainda a oportunidade de participar nas comemorações dos 40 anos da adesão de Portugal ao CERN, que contaram com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e da Secretária de Estado da Ciência e Inovação, Helena Canhão. A delegação portuguesa foi recebida por Mark Thomson, Diretor-Geral do CERN, pela sua equipa de Diretores e por investigadores e técnicos portugueses a trabalhar no laboratório.
