O POLECAT é um projeto desenvolvido por colaboração entre o PIEP e a COPEFI, empresa especializada na fabricação de componentes para o setor automóvel. Este projeto surge como uma resposta à crescente necessidade de inovação e modernização da indústria automóvel, focando-se na integração de novas funcionalidades eletrónicas em componentes de automóveis. Para isso, este projeto visa adotar processos produtivos avançados, com especial foco na utilização da tecnologia In-Mold Electronics (IME) que combina a moldação por injeção e a eletrónica impressa num único processo, e também o uso da tecnologia Smart Glass.
Uma das principais inovações previstas neste projeto está centrada na produção de uma frame para introdução do espelho da pala de sol do automóvel. Através da integração das tecnologias Smart Glass e IME, pretende-se criar um sistema inovador que permita a alteração da transparência e opacidade do espelho por meio de um sensor de toque capacitivo integrado na superfície, permitindo a substituição de botões mecânicos convencionais por interfaces táteis. A adição desta funcionalidade permitirá ao utilizador uma experiência mais intuitiva e contribui também para a modernização do interior do veículo por via da melhoria da estética do produto.
Nos últimos anos, a indústria automóvel tem ultrapassado avanços contínuos, impulsionados pelo desenvolvimento de soluções mais eficientes, leves e sustentáveis. A tendência atual reside no desenvolvimento de produtos multifuncionais que agregam valor ao utilizador final, otimizando os processos produtivos e que, consequentemente, reduzam o impacto ambiental causado na cadeia de valor. Neste sentido, o POLECAT surgiu da necessidade de adaptação à realidade atual e visa desenvolver o conceito já referido através da simplificação do produto, reduzindo os esforços de montagem e desmontagem de veículos, pela redução do número de componentes e de multimaterial que o compõem. Para além disso, e em linha com as exigências de sustentabilidade providas da União Europeia, o tradicional vidro utilizado no espelho será substituído por um substrato polimérico biobased, que além de ser mais leve, reduz significativamente a pegada de carbono do componente.
O projeto POLECAT encontra-se alinhado com as métricas de sustentabilidade requeridas pela indústria automóvel. Ao reduzir o número de operações de montagem e eliminar o uso de multimateriais, o projeto contribui diretamente para a diminuição do consumo de energia e de recursos naturais. A utilização de materiais mais sustentáveis alinha-se com as tendências de inovação da indústria automóvel, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável e garantindo que os veículos do futuro tenham cada vez menor pegada carbónica.
A solução prevista neste projeto permite um avanço significativo no design e na funcionalidade dos componentes. Com esta abordagem integrada, o POLECAT posiciona-se como referência para a inovação do setor, combinado tecnologia, sustentabilidade e eficiência. Ao responder às novas exigências do mercado e antecipar as tendências do setor, este projeto destaca o compromisso do PIEP e da COPEFI para o desenvolvimento de produtos inovadores que beneficiam a indústria e os respetivos consumidores. Este projeto ambiciona assim revolucionar a forma como os componentes automóveis são concebidos e produzidos, tornando-se um marco de referência no setor e abrindo novas possibilidades no âmbito da mobilidade.