O projeto SeaRubbish2Cap tem como objetivo a recuperação de lixo plástico do fundo do oceano e na criação de sistema de economia circular em circuito fechado que permita a reutilização deste desperdício em novos produtos e, por essa via, gerar um impacto ambiental positivo e económico a todos os stakeholders do setor marinho-marítimo.
Este incentivo irá surgir através da criação de um novo mercado onde os agentes locais da pesca podem operar e vender o desperdício plástico marinho à industria ou outras partes interessadas. As atividades de investigação e desenvolvimento irão incidir nos processos para a limpeza e recuperação dos materiais e na sua transformação em materiais com formato comercial (grânulos) e no desenvolvimento de uma aplicação para smartphone que permitirá criar o registo e geolocalização das artes de pescas perdidas.
O SeaRubbish2Cap irá remover 5 toneladas de lixo plástico da costa de Peniche e demonstrar a transformação em 2,5 toneladas de produtos de valor acrescentado para o setor dos plásticos.
O consórcio, constituído por 3 empresas nacionais (Neutroplast, JustDive e Bitcliq) e pelo PIEP como representante do sistema científico e tecnológico nacional, irá gerar novo conhecimento em regime de open access por forma a potenciar a disseminação e replicação dos modelos de negócio criados em território nacional e pelos países doadores EEA Grants (Noruega, a Islândia e o Liechtenstein).
O projeto SeaRubbish2Cap venceu o Prémio Inova+, na categoria Business Excellence, na área de sustentabilidade de recursos naturais e ecossistemas.
Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants. Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em eeagrants.gov.pt