Case Study
SeaRubbish2Cap

Recuperação e transformação de resíduos do fundo do oceano

O projeto SeaRubbish2Cap tem como objetivo a recuperação de lixo plástico recuperado do fundo do oceano e na criação de sistema de economia circular em circuito fechado que permita a reutilização deste desperdício em novos produtos e, por essa via, gerar um impacto ambiental positivo e económico a todos os stakeholders do setor marinho-marítimo.

Este incentivo irá surgir através da criação de um novo mercado onde os agentes locais da pesca podem operar e vender o desperdício plástico marinho à industria ou outras partes interessadas. As atividades de investigação e desenvolvimento irão incidir nos processos para a limpeza e recuperação dos materiais e na sua transformação em materiais com formato comercial (grânulos) e no desenvolvimento de uma aplicação para smartphone que permitirá criar o registo e geolocalização das artes de pescas perdidas.

O SeaRubbish2Cap irá remover 5 toneladas de lixo plástico da costa de Peniche e demonstrar a transformação em 2,5 toneladas de produtos de valor acrescentado para o setor dos plásticos.

O consórcio, constituído por 3 empresas nacionais (Neutroplast, JustDive e Bitcliq) e pelo PIEP como representante do sistema científico e tecnológico nacional, irá gerar novo conhecimento em regime de open access por forma a potenciar a disseminação e replicação dos modelos de negócio criados em território nacional e pelos países doadores EEA Grants (Noruega, a Islândia e o Liechtenstein).

Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito