28 Janeiro 2025
PIEP na nova aliança de Inovação da UMinho

A Universidade do Minho vai reforçar a sua estratégia de inovação e impacto industrial com a criação da UMinho Innovation Alliance, agregando 11 instituições do seu ecossistema de inovação, entre elas o PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros.

O memorando de entendimento da constituição desta rede vai ser assinado no próximo dia 29 de janeiro, pelas 10h00, no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral (edifício 13), no campus de Azurém, em Guimarães. A cerimónia conta com a presença dos responsáveis das entidades parceiras, da CCDR-Norte e da Agência Nacional de Inovação, além do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, entre outras figuras académicas, empresariais e políticas. Na sessão vai ser também lançado o portal de inovação da UMinho.

Esta rede colaborativa, promovida pela Universidade do Minho, integra sete centros de tecnologia e inovação – Centro de Computação Gráfica (CCG), Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), Centro para a Valorização de Resíduos (CVR), Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos (Fibrenamics) e Centro de Interface Tecnológico Industrial (CITIN); por um CoLab – o Laboratório Colaborativo em Transformação Digital (DTx); e por duas instituições de interface – Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento (TecMinho) e o Centro de Competências do Agroalimentar para o Setor das Carnes (TECMEAT).

O objetivo dos 11 parceiros é complementar recursos, competências, capacidades, redes de contacto e influência no processo de desenvolvimento de novos produtos, processos e sistemas integrados, passando pelas fases de conceito, desenvolvimento, prototipagem e validação até à sua transferência e implementação industrial. Na prática, pretende-se discutir e construir agendas comuns de I&D e inovação orientadas para a criação, difusão e valorização do conhecimento científico-tecnológico, incluindo a partilha de infraestruturas e processos de internacionalização, a promoção de sessões sobre temas tecnológicos críticos e a criação de uma dinâmica de oportunidades e desafios para concretizar novos projetos comuns a partir da região Norte.

A Universidade do Minho é amplamente reconhecida como um caso exemplar de promoção da competitividade regional através da investigação e inovação. Este reconhecimento foi destacado no estudo da European University Association (EUA) “The Role of Universities in Regional Innovation Ecosystems” (2019), que apontou a instituição como um modelo na integração entre ciência e inovação para impulsionar o desenvolvimento regional.

Adicionalmente, o estudo “Redes e Dinâmicas de Transferência de Conhecimento em Portugal” (Agência Nacional de Inovação, 2020) identificou a UMinho como líder em medidas de centralidade numa análise de redes, o que reflete o seu papel estratégico no sistema nacional de inovação. Esta liderança baseia-se no elevado número de conexões com instituições de interface e centros tecnológicos, reforçando o controlo e a capacidade de coordenação sobre os fluxos de conhecimento e inovação no país.

Este conjunto de distinções sublinha a liderança nacional da Universidade do Minho na valorização do conhecimento, traduzida tanto pela relevância da sua produção científica quanto pelo seu desempenho destacado na submissão e concessão de patentes. Estas conquistas consolidam o papel da Universidade como um motor essencial de desenvolvimento e inovação, contribuindo decisivamente para o fortalecimento do ecossistema regional e nacional de inovação.

Fonte e +Info:
inovacao.uminho.ptwww.uminho.pt/PT/investigacao

Partilhar

Outras notícias

22 Abril 2025
Indústria Sustentável em foco no Dia Aberto ao Conhecimento
15 Abril 2025
Kyaia na Associação PIEP
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito