O PIEP está a apoiar a Expedição “Portugal Azul” – um projeto sustentável que visa a preservação dos ecossistemas marinhos e que se destaca pela sua relevância ambiental – em conjunto com instituições de prestígio, como a Universidade de Coimbra, o Rotary Club, a IE University, a AGI, entre outras.
A expedição percorrerá as costas de Portugal de março a junho de 2025, sendo liderada pelo explorador espanhol Nacho Dean, que documentará o estado dos mares portugueses e promoverá a sensibilização sobre a importância da proteção do meio ambiente marinho. Nacho Dean foi a primeira pessoa na história a caminhar à volta do mundo e a nadar entre 5 continentes.
O evento teve início no Porto de Leixões e terá escalas em diversos pontos significativos, como a ria de Aveiro, a Figueira da Foz, a Reserva Natural das Berlengas, o rio Tejo, os Açores, a Madeira, o Parque Natural do Sudeste Alentejano e que terminará na Ria Formosa, no Algarve.
A iniciativa “Portugal Azul” vai inventariar o nível de contaminação dos ecossistemas marinhos, e envolverá a comunidade local através de sessões de sensibilização em escolas e outras entidades. Os dados recolhidos serão analisados, fornecendo informações cruciais sobre a saúde dos nossos mares, que incluem a contaminação por plásticos, a perda de biodiversidade e os efeitos das mudanças climáticas.