01 Junho 2023
Dia Mundial do Ambiente: conferência “Economia Circular e Ambiente”

No dia 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Uma das formas do PIEP celebrar este importante dia passa por participar na Conferência “Economia Circular e Ambiente” no Laboratório da Paisagem, em Guimarães, e discutir como vencer a poluição criada pelo indevido uso dos plásticos.

A conferência terá início às 09h30 de dia 5 de junho, estando o encerramento dos trabalhos previsto para as 17h00.

A participação é gratuita, mas requer inscrição, que pode ser feita através de link  disponível (até ao dia 2 de junho, às 18h00).

Refletir sobre compras mais verdes, a indústria e a transição climática


A conferência, que terá como mote #BeatPlasticPollution e está integrada no projeto europeu Circular PSP, tem como objetivo explorar boas práticas nacionais e internacionais na área da economia circular e ambiente, dirigindo-se à academia, tecido empresarial e municípios. Contando com a presença do presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, e do Pró-reitor da Universidade do Minho, Miguel Bandeira, para a sessão de abertura (às 10h00), a conferência engloba três mesas redondas.

Guimarães vai colocar em discussão temas como “Compras Verdes Sustentáveis” – contando, para isso, com a participação de Paula Alves (Coordenadora da Equipa de Missão para a Compra Sustentável, do município de Lisboa), e do economista Pedro Mota e Costa –, assim como o desafio da neutralidade climática na indústria. Tratando-se de uma questão crucial na questão da descarbonização e tendo o tecido empresarial um papel preponderante para a neutralidade climática, esta mesa-redonda, dedicada à indústria, contará com a participação de especialistas e empresas, que vão inclusive assinar o Pacto Climático de Guimarães, assumindo assim o seu compromisso com um futuro mais verde.

Outra das temáticas que estará em análise é a da Investigação e Desenvolvimento e Inovação para a transição climática. Para abordar esta questão estarão vários centros de investigação com participação do município de Guimarães e da Universidade do Minho. A conferência contará ainda com a presença de dois oradores: Inês Costa, da Deloitte Portugal, e António Cunha, presidente da CCDR-N.

 

Partilhar

Outras notícias

15 Maio 2024
CCDR-N em visita ao PIEP com o olhar no futuro
06 Maio 2024
Formalizado protocolo para criação de Centro de Inovação de Cerveira
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito