Case Study
cTPS

Design of a crushable TPS (Thermal Protection System) for the ERC (Earth Reentry Capsule)

O consórcio formado pelo PIEP, ACC, CMT e ISQ, desenvolveu para a ESA (European Space Agency) um sistema de proteção térmica e de absorção de impacto na reentrada no planeta Terra de cápsulas espaciais, capazes de recolher amostras do solo em missões espaciais.

O conceito combina soluções de design com diferentes materiais, garantindo as elevadas exigências mecânicas e térmicas, próprias do sector aeroespacial.
Pela utilização de um material compósito, com incorporação de cortiça, é possível garantir a proteção de uma viagem de elevada exigência estrutural e térmica, sem a utilização de paraquedas nem airbags, associado a uma redução de custos de exploração espacial.

O PIEP foi responsável pela seleção, avaliação e testes de caraterização de materiais, bem como a produção de protótipos para serem testados. Este projeto permitiu ao PIEP aprofundar parcerias e o seu potencial de crescimento no setor aerospacial, reunindo competências que garantem a exploração destas ou outras linhas de desenvolvimento.

Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito