“Vamos Reinventar o Plástico” é o mote da campanha do Pacto Português para os Plásticos, tendo em vista sensibilizar os consumidores portugueses a utilizar o plástico de forma responsável, de forma a alcançar uma economia circular dos plásticos – uma economia onde se beneficia das vantagens do plástico, mas sem deixar marcas no ambiente.
A primeira fase da campanha “Vamos Reinventar o Plástico” aposta no formato online, com forte presença nas redes sociais e no site pactoplasticos.pt, onde se encontram boas práticas na utilização do plástico, assim como metas a alcançar até 2025 e outras informações úteis.
Inovar para implementar soluções de reutilização de embalagens, aumentar a reciclagem, e incorporar o material reciclado em novos produtos, serão alguns dos passos a dar para alcançar a economia circular.
Nesta campanha, os portugueses são convidados a reduzir, reutilizar, reciclar, redesenhar, repensar e reeducar (os seis R’s de uma vida sem desperdício), para que a relação com o plástico não prejudique o Planeta.
O Pacto Português para os Plásticos (PPP), do qual o PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros – faz parte, reúne mais de 80 entidades, entre marcas, produtores, retalhistas, recicladores, entidades gestoras de resíduos, Governo, autarquias, universidades e Organizações Não Governamentais.
O objetivo do PPP consiste em acelerar a transição para a economia circular para os plásticos, tendo os parceiros desta iniciativa vindo a implementar diversas ações no terreno nesse sentido.
Liderado pela Associação Smart Waste Portugal e com o apoio do Governo Português, o PPP pertence à rede global de Pactos dos Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, que junta iniciativas similares de várias geografias, com o objetivo de partilha de experiências, conhecimentos e boas práticas, colocando Portugal no grupo de países que pretendem liderar esta transição.