Processos Avançados de Fabrico (Polímeros)
Serviços
Simulação da moldação por injeção convencional

Previsão do comportamento e transferência de calor do material nas fases de enchimento, compactação e arrefecimento. Identifica potenciais problemas e auxilia a otimização do processo de injeção (DOE) através do estudo da influência dos parâmetros sem o recurso a validações experimentais e no desenvolvimento da ferramenta produtiva (projeto do molde). Permite ainda associar um sistema vario-térmico.

Simulação da moldação não convencional

Simulação, por exemplo, de injeção a água (WAIM) prevendo o comportamento entre o material fundido e a água; injeção de pó metálico ou cerâmico (Powder Injection Moulding, PIM); injeção de espumas (FIM) por agentes expansores químicos ou físicos (MuCell), ou ainda, avaliar o desempenho ótico (ÓTICA+VISCOELESTICIDADE) pela influência do processo na birrefringência, retardação e índice de refração, bem como na precisão dimensional da peça.

Processamento

Através do laboratório de processamento, a Injeção tem a capacidade de produzir provetes de normalizados para ensaios físicos e mecânicos e de produzir pré-séries de peças para validação do produto / conceito, seja por injeção convencional ou não convencional (ex.: Sobremoldação 2K, co-injeção; IMD / IML, moldação com insertos e microinjeção).

Seleção de materiais

Temos a capacidade de dar resposta a diferentes desafios como, por exemplo, na seleção de materiais. De acordo com os requisitos e especificações técnicas definidos pelo cliente e com o auxílio de um software de seleção de materiais (CES Selector) é realizada uma análise gráfica e crítica das propriedades das matérias-primas mais adequadas para a aplicação em questão.

Ensaio de moldes

A experiência dos nossos investigadores, juntamente com o nosso parque de máquinas permite oferecer suporte técnico no ensaio da ferramenta produtiva, e assim assegurar as condições de processo mais adequadas, avaliando não só irregularidades no processo produtivo e o aparecimento de possíveis defeitos nas peças produzidas, mas também, se aplicável, são aconselhadas medidas corretivas necessárias à ferramenta produtiva.

Formação

Apoio no desenvolvimento de recursos humanos com competências práticas nos processos de injeção convencional e não convencional (Sobremoldação, co-injeção, IMD / IML ou moldação com insertos) e na inovação industrial no domínio da engenharia dos polímeros. Potenciar a transferência de know-how resultante da atividade estruturada de I&DT.

Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito