Previsão do comportamento e transferência de calor do material nas fases de enchimento, compactação e arrefecimento. Identifica potenciais problemas e auxilia a otimização do processo de injeção (DOE) através do estudo da influência dos parâmetros sem o recurso a validações experimentais e no desenvolvimento do molde (projeto do molde). Permite ainda associar um sistema variotérmico.
Simulação, por exemplo, de injeção assistida a água (WAIM) prevendo o comportamento entre o material fundido e a água; injeção assistida a gás (GAIM), Interface FEA; injeção de pó metálico ou cerâmico (Powder Injection Moulding, PIM); injeção de espumas termoplásticas (FIM) por agentes expansores químicos ou físicos (MuCell), ou ainda, avaliar o desempenho ótico (ÓTICA+VISCOELESTICIDADE) pela influência do processo na birrefringência, retardação e índice de refração, bem como na precisão dimensional da peça.
Através do laboratório de processamento, a Injeção tem a capacidade de produzir provetes de normalizados para ensaios físicos e mecânicos e de produzir pré-séries de peças para validação do produto / conceito, seja por injeção convencional ou não convencional (ex.: Sobremoldação, bi-injeção de 2K e 3K, co-injeção, IMD - In Mould Decoration / IML - In Mould Labelling injection molding / IME - In Mould Electronics e microinjeção / IMC - Injection Moulding Compounding).
Temos a capacidade de dar resposta a diferentes desafios como, por exemplo, na seleção de materiais. De acordo com os requisitos e especificações técnicas definidos pelo cliente e com o auxílio de um software de seleção de materiais (CES Selector) é realizada uma análise gráfica e crítica das propriedades das matérias-primas mais adequadas para a aplicação em questão.
A experiência dos nossos investigadores, juntamente com o nosso parque de máquinas permite oferecer suporte técnico no ensaio de moldes, e assim assegurar as condições de processo mais adequadas, avaliando não só irregularidades no processo produtivo e o aparecimento de possíveis defeitos nas peças produzidas, mas também, se aplicável, são aconselhadas medidas corretivas necessárias aos moldes.
Apoio no desenvolvimento de recursos humanos com competências práticas nos processos de injeção convencional e não convencional (Sobremoldação, co-injeção, IMD / IML /IME ou moldação com insertos) e na inovação industrial no domínio da engenharia dos polímeros. Potenciar a transferência de know-how resultante da atividade estruturada de I&DT.