60 a 80% dos detritos marinhos provêm da terra e entre os mais comuns estão os materiais plásticos, o que provoca um efeito desastroso na biodiversidade marinha.
Com o projeto piloto “Verão Responsável” vamos promover a recolha e a reciclagem de embalagens de plástico usadas, dando-lhes uma nova vida através da transformação em novos produtos.
A iniciativa vai passar por praias e farmácias de norte a sul do país, permitindo aos portugueses dar o melhor fim às suas embalagens de protetores solares, cremes e champôs, entre outras.
As farmácias aderentes onde os portugueses podem deixar as embalagens são mais de 200.
Quanto às praias, a iniciativa vai passar pela praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, a praia Frente Azul, em Espinho, a praia de Mira, em Mira, a praia do Pedrogão, em Leiria, a praia de Carcavelos, em Cascais, a praia de Santo Amaro, em Oeiras, a praia de Vila Nova de Milfontes, em Odemira, a praia da Nazaré, na Nazaré, a praia de Quarteira, em Loulé, e a praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António.
Esta é uma iniciativa conjunta da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), SVR, Lazartigue, Laboratório da Paisagem, Ecoibéria, Sirplaste, Neutroplast e PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, responsáveis pelas diferentes fases da cadeia de valor do plástico ao longo de todo o processo.
Com este projeto piloto, as entidades reforçam a sua preocupação com o ambiente, promovem a economia circular e demonstram que o fim de vida de uma embalagem pode ser o início de vida de um outro produto.