28 Setembro 2022
Projeto SeaRubbish2Cap vence Prémio Inova+

O projeto SeaRubbish2Cap venceu o Prémio Inova+ na categoria Business Excellence, na área de sustentabilidade de recursos naturais e ecossistemas. A entrega dos prémios Inova+, que visam distinguir a excelência empresarial e científica na inovação nacional, decorreu a 26 de setembro, na FEUP – Faculdade de Engenharia do Porto.

O trabalho vencedor SeaRubbish2Cap está a ser desenvolvido em parceria pelas empresas Neutroplast, JustDive e Bitcliq e pelo PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros – centro de interface da Universidade do Minho, representante do sistema científico e tecnológico nacional.

O trabalho está focado na identificação e recuperação de lixo do leito oceânico sem danos para o ecossistema, tratando estes resíduos de forma a serem incorporados em produtos de valor acrescentado. Com o desenvolvimento deste projeto prevê-se a recolha de 5 toneladas de resíduos plásticos na área de Peniche e uma produção superior a 2,5 toneladas de pellets para utilização em embalagens.

De acordo com Renato Reis, gestor do projeto SeaRubbish2Cap no PIEP, “o prémio Inova+ atribuído ao SeaRubbish2Cap é o reconhecimento da importância e relevância do projeto, e certamente atuará como mais um motivador para o PIEP e restantes intervenientes nesta jornada de recuperação do lixo que se encontra no leito do oceano e transformação dos respetivos resíduos poliméricos em materiais que serão posteriormente utilizados na produção de novos produtos de valor acrescentado.”

Pretende-se com a promoção deste agora distinguido projeto a criação de um novo mercado onde os agentes locais da pesca podem operar e vender o desperdício plástico marinho à indústria ou outras partes interessadas. As atividades de investigação e desenvolvimento irão incidir nos processos para a limpeza e recuperação dos materiais e na sua transformação em materiais com formato comercial (grânulos) e no desenvolvimento de uma aplicação para smartphone que permitirá criar o registo e geolocalização das artes de pescas perdidas.


 

Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants. Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Partilhar

Outras notícias

15 Maio 2024
CCDR-N em visita ao PIEP com o olhar no futuro
06 Maio 2024
Formalizado protocolo para criação de Centro de Inovação de Cerveira
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito