Case Study
Seringa DUO

Dispositivo inovador para administração endovenosa

O PIEP, a Muroplas e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, desenvolveram um dispositivo médico, constituído por uma seringa de dupla câmara, de libertação sequencial, para administração endovenosa de medicamentos e soros.

O enfermeiro poderá executar três administrações num passo sequencial (pre-flushing, administração de medicamento e flushing) sem ter de trocar de seringa, de modo a reduzir o risco de infeção e o trauma induzido no paciente. A nova seringa promoverá ainda a realização do flushing, a redução do tempo e erros durante a preparação da medicação pelos profissionais de saúde, assim como poupança de material e a redução de custos dos sistemas de saúde.

O PIEP foi responsável pelo desenvolvimento do produto, nomeadamente seleção dos materiais, geração de conceitos, seleção do mais promissor e seu desenvolvimento através de modelos numéricos virtuais, tendo em consideração as especificações e os requisitos definidos numa fase inicial do projeto.

Donwload ficha do projecto.

Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito