Ferrovia
TraveTec

Desenvolvimento de travessas de caminhos de ferro com recurso a resíduos plásticos

Este projeto visou apresentar uma aplicação técnica para a redução da quantidade de resíduos de plástico, dando uma nova vida aos plásticos mistos normalmente destinados a depósito em aterros sanitários e a incineração.

O projeto foi desenvolvido no PIEP, com o apoio da Extruplás, empresa portuguesa de tratamento de resíduos, e do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos.

O PIEP trabalhou na obtenção de material com elevadas propriedades mecânicas a partir dos compósitos com plásticos mistos. A investigação consistiu na formação de materiais com elevada resistência mecânica a partir de misturas co-contínuas de plásticos incompatíveis, provenientes da fileira dos plásticos mistos, com e sem materiais de reforço (fibras de vidro) e na caracterização dos materiais desenvolvidos.

Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito