12 Fevereiro 2026
Embalagem do Futuro no TOP 10 da Innovation Gallery 2026

Há um produto português da Agenda “Embalagem do Futuro”, financiada pelo PRR, no Top 10 europeu das inovações da Innovation Gallery 2026, a principal feira europeia de inovação em embalagens – Packaging Innovations & Empack 2026, realizada em fevereiro, em Birmingham, no Reino Unido.

O Intelligent Sustainable Fish Transport System with PetriTag®, um produto desenvolvido no âmbito da Agenda Mobilizadora financiada pelo PRR, conquista assim reconhecimento internacional e reforça Portugal como polo de inovação em embalagem sustentável. Este reconhecimento internacional valoriza o trabalho tecnológico desenvolvido em Portugal e a eficácia do PRR em apoiar soluções capazes de competir com os grandes projetos de inovação a nível global.

A solução tecnológica portuguesa Intelligent Sustainable Fish Transport System with PetriTag® consiste num sistema reutilizável e circular para o transporte de peixe frio, que junta caixas isotérmicas com materiais reciclados da indústria pesqueira com um rótulo visual de deteção bacteriana (PetriTag®) e monitorização IoT de última geração.

A Agenda Embalagem do Futuro, liderada pela VANGEST Engineering Solutions S.A., fazendo a NERLEI– CCI – Câmara de Comércio parte da gestão deste consórcio que reúne empresas, centros de investigação, universidades e parceiros para desenvolver soluções avançadas para o futuro do setor das embalagens, com foco em sustentabilidade, digitalização e inclusão.

Neste projeto, a contribuição do PIEP incide na definição dos requisitos do processo produtivo e das ferramentas produtivas, tendo em consideração o filme e design da caixa para o transporte de produtos termossensíveis, assim como a investigação e desenvolvimento de processos produtivos de embalagens para transporte a temperatura controlada. Após a determinação da solução tecnológica mais adequada para o produto em desenvolvimento, procede-se à integração de processo e hibridização, validando, assim, o produto desenvolvido. A partir da identificação de potenciais problemas é possível efetuar o desenvolvimento de forma iterativa, implementando melhorias entre cada iteração. De destacar ainda a realização pelo PIEP de um estudo ambiental e económico comparativo entre o novo produto reutilizável e o produto baseline de utilização maioritariamente única.

Partilhar

Outras notícias

01 Fevereiro 2026
PIEP recebe ciclo de workshops: Circularidade pelo Design de Material
28 Janeiro 2026
PIEP no CERN para alinhar o desenvolvimento do Einstein Telescope
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito