31 Janeiro 2024
Workshop PIEP Polarise – Monitoring composite parts in the context of MAIT

Monitoring composite parts in the context of MAIT – Manufacturing, Assembly, Integration and Test

No próximo dia 22 de fevereiro os laboratórios do PIEP em Guimarães estarão abertos para o Workshop “Monitoring composite parts in the context of MAIT – Manufacturing, Assembly, Integration and Test“.

A digitalização de processos e produtos assume particular relevância na atualidade. O conceito de indústria 4.0 obriga a uma readaptação tecnológica das empresas. A sensorização de estruturas e processos é fator indispensável ao processo de digitalização. É através da aplicação de diferentes técnicas de sensorização que o processo ou o próprio componente/estrutura adquirem as características necessárias à monitorização do seu desempenho e a uma consequente valorização dos dados obtidos em serviço e da própria solução construída.

Os materiais compósitos são amplamente utilizados em componentes ou estruturas de alto desempenho termomecânico, sendo comum a sua aplicação em componentes ou estruturas críticas. Interessa, assim, acompanhar, com grande detalhe, a vida em serviço destas estruturas quando em serviço, assim como o controlo e otimização das condições de processamento.

Pretende-se com a organização deste evento divulgar o potencial das técnicas de digitalização do produto e processo na área de aplicação dos materiais compósitos

O evento contará com a participação de oradores de instituições como EMS LUNA, ESI Group, Universidade do Minho, Amtol-Alfa, Universidade de Aveiro, PIEP e destina-se a empresas com atividade na área de transformação de materiais compósitos (construção naval, aeronáutica, aeroespacial, construção civil, energia, etc.); , fornecedores de matérias primas, entidades do SCTN e a membros da Academia.

Este workshop é realizado no âmbito do projeto POLARISE, no qual o PIEP vai incrementar a interação, a valorização e a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e demais atores económicos e sociais, contribuindo para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento das competências das organizações e das pessoas.

Programa do evento:

  • 14:00 – 14:15 – Boas vindas – PIEP
  • 14:15 – 14:45 – Digitalização do processo e produto – aplicações – Paulo Antunes
  • 14:45 – 15:15 – Sensorização através de tecnologia ótica – potencial de aplicação na indústria de compósitos – Carlos Marques
  • 15:15 – 15:30 – Coffee break
  • 15:30 – 16:00 – Simulação numérica de processos produtivos de materiais compósitos – Alfredo de Gregorio de Juan
  •  16:00 – 16:30 – Aquisição de sinal ótico e campos de aplicação relevantes – Bartolomé Morales Vázquez
  • 16:30 – 17:00 – Caso de estudo de digitalização do produto e processo – Pedro Mendes
  • 17:00 – 17:30 – Mesa redonda (O potencial da digitalização na indústria de materiais compósitos) – Moderador – João Pedro Nunes
  • 17:30 – 17:45 – Encerramento – Paulo Antunes

 

As inscrições no workshop são gratuitas e estão já abertas:

Fazer inscrição 

Versão 2.1. - Cores
Partilhar

Outras notícias

22 Abril 2025
Indústria Sustentável em foco no Dia Aberto ao Conhecimento
15 Abril 2025
Kyaia na Associação PIEP
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito