31 Janeiro 2024
Workshop PIEP Polarise – Monitoring composite parts in the context of MAIT

Monitoring composite parts in the context of MAIT – Manufacturing, Assembly, Integration and Test

No próximo dia 22 de fevereiro os laboratórios do PIEP em Guimarães estarão abertos para o Workshop “Monitoring composite parts in the context of MAIT – Manufacturing, Assembly, Integration and Test“.

A digitalização de processos e produtos assume particular relevância na atualidade. O conceito de indústria 4.0 obriga a uma readaptação tecnológica das empresas. A sensorização de estruturas e processos é fator indispensável ao processo de digitalização. É através da aplicação de diferentes técnicas de sensorização que o processo ou o próprio componente/estrutura adquirem as características necessárias à monitorização do seu desempenho e a uma consequente valorização dos dados obtidos em serviço e da própria solução construída.

Os materiais compósitos são amplamente utilizados em componentes ou estruturas de alto desempenho termomecânico, sendo comum a sua aplicação em componentes ou estruturas críticas. Interessa, assim, acompanhar, com grande detalhe, a vida em serviço destas estruturas quando em serviço, assim como o controlo e otimização das condições de processamento.

Pretende-se com a organização deste evento divulgar o potencial das técnicas de digitalização do produto e processo na área de aplicação dos materiais compósitos

O evento contará com a participação de oradores de instituições como EMS LUNA, ESI Group, Universidade do Minho, Amtol-Alfa, Universidade de Aveiro, PIEP e destina-se a empresas com atividade na área de transformação de materiais compósitos (construção naval, aeronáutica, aeroespacial, construção civil, energia, etc.); , fornecedores de matérias primas, entidades do SCTN e a membros da Academia.

Este workshop é realizado no âmbito do projeto POLARISE, no qual o PIEP vai incrementar a interação, a valorização e a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e demais atores económicos e sociais, contribuindo para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento das competências das organizações e das pessoas.

Programa do evento:

  • 14:00 – 14:15 – Boas vindas – PIEP
  • 14:15 – 14:45 – Digitalização do processo e produto – aplicações – Paulo Antunes
  • 14:45 – 15:15 – Sensorização através de tecnologia ótica – potencial de aplicação na indústria de compósitos – Carlos Marques
  • 15:15 – 15:30 – Coffee break
  • 15:30 – 16:00 – Simulação numérica de processos produtivos de materiais compósitos – Alfredo de Gregorio de Juan
  •  16:00 – 16:30 – Aquisição de sinal ótico e campos de aplicação relevantes – Bartolomé Morales Vázquez
  • 16:30 – 17:00 – Caso de estudo de digitalização do produto e processo – Pedro Mendes
  • 17:00 – 17:30 – Mesa redonda (O potencial da digitalização na indústria de materiais compósitos) – Moderador – João Pedro Nunes
  • 17:30 – 17:45 – Encerramento – Paulo Antunes

 

As inscrições no workshop são gratuitas e estão já abertas:

Fazer inscrição 

Versão 2.1. - Cores
Partilhar

Outras notícias

10 Janeiro 2024
Academia PIEP: a resposta envolvente às necessidades do setor
15 Dezembro 2023
innovation FORUM – a inovação como um pilar da sociedade
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito