05 Janeiro 2021
Centros de Interface Tecnológicos: uma ponte entre a ciência e o mercado

Os Centros de Interface Tecnológicos (CIT) são entidades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+I) que se dedicam à transferência de tecnologia e à promoção da inovação nas empresas.

Os CIT têm efetuado um papel relevante na articulação entre as instituições do sistema científico e as empresas em várias áreas, incluindo melhorias da qualidade e eficiência na produção, apoio a atividades de inovação, acesso a tecnologias em desenvolvimento, formação de recursos humanos e processos de certificação, segundo a Resolução do Conselho de Ministros n.º 84/2016.

Centros de Interface Tecnológicos como motores da inovação

Num país considerado como um “forte inovador”, de acordo com o European Innovation Scoreboard 2020, os CIT constituem-se como entidades fulcrais do sistema de inovação e como agentes de valorização do conhecimento científico e tecnológico, capazes de capacitar as empresas, especialmente PME, em atividades de I&D e inovação.

European Innovation Scoreboard 2020

Com investigadores de alto nível de conhecimento científico e tecnológico, um CIT consegue aliar talento, formação científica e técnica, garantido a qualidade no colmatar das necessidades das organizações e do mercado.

O Despacho n.º 8563/2019, de 27 de setembro, reconhece como Centros de Interface Tecnológicos 31 entidades em Portugal.

O PIEP é, desde 2018, um Centro de Interface reconhecido pela ANI – Agência Nacional de Inovação, que atua em áreas como:

  • Tecnologias de Produção
  • Tecnologias dos Materiais
  • Engenharia Mecânica
  • Ambiente | Qualidade | Segurança | Metrologia.

 

O PIEP apresenta-se como um parceiro estratégico para a implementação de processos de investigação e inovação nas empresas, ajudando a desenvolver processos, serviços e produtos inovadores, sempre com base em conhecimento científico e tecnológico de elevado valor acrescentado. Para mais informações contacte-nos.

Partilhar

Outras notícias

05 Julho 2022
Importância da simulação do processo na integração de filmes funcionais e decorativos em componentes para indústria automóvel
29 Junho 2022
PIEP promove sustentabilidade no Greenfest
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito