Os Centros de Interface Tecnológicos (CIT) são entidades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+I) que se dedicam à transferência de tecnologia e à promoção da inovação nas empresas.
Os CIT têm efetuado um papel relevante na articulação entre as instituições do sistema científico e as empresas em várias áreas, incluindo melhorias da qualidade e eficiência na produção, apoio a atividades de inovação, acesso a tecnologias em desenvolvimento, formação de recursos humanos e processos de certificação, segundo a Resolução do Conselho de Ministros n.º 84/2016.
Num país considerado como um “forte inovador”, de acordo com o European Innovation Scoreboard 2020, os CIT constituem-se como entidades fulcrais do sistema de inovação e como agentes de valorização do conhecimento científico e tecnológico, capazes de capacitar as empresas, especialmente PME, em atividades de I&D e inovação.
European Innovation Scoreboard 2020
Com investigadores de alto nível de conhecimento científico e tecnológico, um CIT consegue aliar talento, formação científica e técnica, garantido a qualidade no colmatar das necessidades das organizações e do mercado.
O Despacho n.º 8563/2019, de 27 de setembro, reconhece como Centros de Interface Tecnológicos 31 entidades em Portugal.
O PIEP é, desde 2018, um Centro de Interface reconhecido pela ANI – Agência Nacional de Inovação, que atua em áreas como:
O PIEP apresenta-se como um parceiro estratégico para a implementação de processos de investigação e inovação nas empresas, ajudando a desenvolver processos, serviços e produtos inovadores, sempre com base em conhecimento científico e tecnológico de elevado valor acrescentado. Para mais informações contacte-nos.