O papel da Indústria 4.0 na competitividade empresarial será o tema da primeira edição do Demonstrador Tecnológico, uma iniciativa da ANI que visa promover os projetos de investigação e desenvolvimento dos Centros de Interface (CIT).
O primeiro evento desta atividade será organizado em conjunto com o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), incluindo uma visita às instalações deste CIT, bem como uma mesa redonda subordinada à temática “Indústria 4.0 – desafios para a competitividade das PME”, para discussão e partilha de testemunhos. A abertura da sessão ficará a cargo do Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, assim como dos Presidentes da ANI e do PIEP, Eduardo Maldonado e João Cortez, respetivamente.
Antes do encerramento dos trabalhos, entre as 15h30 e as 17h00, será ainda promovida uma Open Innovation Session, que consistirá em reuniões bilaterais entre empresas, entidades não empresariais do sistema científico e tecnológico e instituições académicas. O objetivo destas reuniões bilaterais é colocar frente a frente, em reuniões individuais de até 20 minutos de duração, entidades que possam resolver problemas concretos na área da Indústria 4.0 ou promover projetos colaborativos. As inscrições para a Open Innovation Session serão disponibilizadas brevemente numa plataforma própria, através da qual será gerada uma agenda de reuniões personalizada para cada participante em função das suas necessidades e objetivos.
A iniciativa Demonstrador Tecnológico, promovida pela ANI no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência do Conhecimento, pretende envolver o tecido empresarial nacional com os resultados da inovação e empreendedorismo de base científica e tecnológica. Esta atividade terá periodicidade mensal e realizar-se-á em vários CIT, um pouco por todo o país.
O evento irá decorrer nas instalações do PIEP.