O Ecossistema de Inovação da Universidade do Minho, representado pelas suas interfaces PIEP, Fibrenamics e CCG/ZGDV, está presente numa das mais importantes feiras mundiais de Aeronáutica e Defesa, o Farnborough International Airshow, em Londres, de 22 a 26 de julho.
Integrado no Pavilhão de Portugal, promovido pela AED Cluster Portugal e IdD Portugal Defense, que conta com a participação de mais de 25 entidades nacionais, as interfaces da Universidade do Minho estão a apresentar as suas competências, capacidades tecnológicas, e soluções de inovação, onde se destaca a apresentação do projeto de inovação colaborativo FLY.PT, que desenvolveu um novo conceito de mobilidade urbana, integrado na estratégia Portuguesa para o desenvolvimento sustentável do sector da Aeronáutica. O projeto mobilizador FLY.PT conta com esforços conjuntos da TEKEVER II, SETSA, Optimal Structural Solutions, CONTROLAR, Almadesign, INEGI, CEIIA, ISQ, INESC TEC, IPL, ISEP, PIEP, AEDCP, EMPORDEF, Universidade de Évora, CODI, FHP.
O sector de Aeronáutica e Defesa apresenta hoje um papel de elevada relevância para a economia europeia, contando com mais de 3.000 empresas, que empregam aproximadamente 1.31 milhões de pessoas, e que apresentaram em 2023 mais de 150 mil milhões de euros de volume de negócios. Portugal apresenta hoje um Cluster que integra empresas e centros de inovação que empregam aproximadamente 18.500 pessoas altamente qualificadas e que geram mais de 1.72 mil milhões de euros de volume de negócios, onde 87% são exportações.
Esta participação reforça o compromisso da Universidade do Minho e das suas interfaces, PIEP, Fibrenamics e CCG/ZGDV, em contribuir para o desenvolvimento tecnológico e inovação na indústria de Aeronáutica e Defesa, destacando-se pela excelência e impacto dos seus projetos.
A Universidade do Minho é uma instituição de ensino superior de referência, com um forte enfoque na investigação e inovação. As suas interfaces, como o PIEP, Fibrenamics e CCG/ZGDV, desempenham um papel crucial na ligação entre a universidade e o sector empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologia.