Aeronáutica
FLY.PT

Investigação, desenvolvimento, prototipagem e teste de um novo conceito de transporte aéreo urbano modular que integra a mobilidade horizontal com a mobilidade vertical, através da combinação de um veículo elétrico autónomo com um drone.

O projeto FLY.PT pretende mobilizar a indústria aeronáutica nacional para a disrupção no transporte aéreo urbano do futuro.

Será desenvolvido o protótipo de um sistema de transporte aéreo pessoal, à escala, constituído por um veículo autónomo aéreo (drone), permitindo a mobilidade aérea, um veículo autónomo automóvel, permitindo a mobilidade terrestre, e uma cabine acoplável a cada um dos dois veículos, criando um sistema intermodal.

Adicionalmente o projeto irá desenvolver, prototipar e testar elementos de propulsão, armazenamento de energia, autonomia, acoplamento e integração, design industrial e conceitos de uso demonstrados por uma mockup da cabine à escala 1:1, com o objetivo de demonstrar a capacidade nacional neste subsector aeronáutico. O FLY.PT insere-se numa estratégia de resposta nacional aos desafios criados pelo desenvolvimento sustentável no sector da aeronáutica.

O projeto mobilizador conta com a participação da Caetano Aeronautic; SETSA; Optimal Structural Solutions; CONTROLAR; Almadesign; TEKEVER II; INEGI; CEIIA; ISQ; INESC TEC; IPL; ISEP; PIEP; AEDCP; EMPORDEF; Universidade de Évora; CODI; FHP; Critical Materials

Fotos: Exemplo de novo conceito de sistema de transporte a desenvolver

Fonte: AIRBUS

Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito