21 Outubro 2023
FOAM@Iberia 2023, 2-3 Novembro, Guimarães

O FOAM@Iberia 2023, o encontro Ibérico dos utilizadores do OpenFOAM (biblioteca computacional gratuita e de código aberto), vai decorrer no Centro Cultural Vila-Flor, em Guimarães, nos dias 2 e 3 de Novembro.

O OpenFOAM é um conjunto de bibliotecas e utilitários computacionais, conhecido pela sua flexibilidade e capacidade de simular uma ampla variedade de problemas de engenharia, o qual, por ser de código aberto, permite desenvolver novas funcionalidades.

Para além das apresentações técnicas, o FOAM@Iberia vai incluir cursos para utilizadores com perfis distintos: Iniciante (para quem nunca usou o OpenFOAM), Intermédio e Avançado.

Será uma excelente oportunidade para conhecerem ou desenvolverem competências em OpenFOAM, já com algumas aplicações no setor industrial dos plásticos. Por exemplo neste trabalho, desenvolvido no âmbito de uma dissertação de mestrado na Universidade do Minho onde se comparam os resultados do OpenFOAM com o Moldex 3D® na simulação da injeção de termoplásticos.

No FOAM@Iberia 2023 vão poder conhecer o que se está a fazer na Universidade do Minho com o OpenFOAM, e assistir às palestras convidadas dos professores Hrvoje Jasak, o criador do OpenFOAM, e Francisco Chinesta, uma das referências mundiais em simulação computacional e inteligência artificial.

Dado o apoio de inúmeros patrocinadores, o custo do registo é relativamente reduzido.

Espera-se que este encontro permita alavancar a utilização do OpenFOAM no setor industrial dos plásticos em Portugal.

Partilhar

Outras notícias

03 Abril 2024
Workshop PIEP Polarise – Unveiling Solutions: The Journey from Ocean Recovery to Sustainable Processing
31 Janeiro 2024
Workshop PIEP Polarise – Monitoring composite parts in the context of MAIT
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito