Case Study
INOV.AM

Inovação em Fabricação Aditiva

O INOV.AM é um programa mobilizador de Inovação em Fabricação Aditiva das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial que visa o desenvolvimento de novos materiais, processos avançados de fabrico, processos avançados de pós-produção, automação avançada e software de controlo, novos produtos e formação e capacitação de recursos humanos.

Objetivos

O projeto ambiciona combinar tecnologias de fabricação aditiva com o processo de moldação por injeção, numa única e inovadora célula produtiva, de forma a que ocorra a hibrizidação. Através desta combinação tecnológica será possível melhorar a eficiência, simplicidade, custo associado e sustentabilidade dos processos produtivos, bem como, assegurar a customização rápida de produtos obtidos para indústrias várias como, por exemplo, o ramo automóvel e alimentar.

É objetivo do projeto criar uma ferramenta produtiva, obtida pela combinação de diferentes tecnologias e materiais, com o objetivo de obter peças poliméricas, para uso quotidiano. Esta ferramenta é denominada de molde híbrido, uma vez que é constituída por uma estrutura convencional e insertos moldantes produzidos combinando materiais tradicionais e de fabrico aditivo, através de tecnologias convencionais e de fabrico aditivo. O molde híbrido pode ser utilizado como ferramenta moldante, por exemplo, em tecnologias de injeção, termoformação, moldação por sopro, ou outras, para a produção de pequenas e média séries, bem como, de protótipos injetados para validação de produtos ou sistemas, antes de produção em larga escala.

Além disso, pretende-se aplicar esta tecnologia e material de construção para a criação de componentes poliméricos e metálicos para integrar equipamentos de desporto de lazer e competição substituindo os componentes atuais. Para tal, serão aplicadas ferramentas digitais para otimização da massa e maximização do desempenho garantindo assim, a eficiência da capacidade estrutural da peça em simultâneo com a leveza da solução. Estes componentes serão produzidos por fabricação aditiva com metal e polímeros, como materiais de construção e poderão ser aplicados em produtos de forma direta ou ter uma etapa adicional de sobreinjeção, e assim, obter um produto híbrido com um revestimento plástico para acabamento ou acréscimo de conforto ao toque, entre outras funções possíveis.

O PIEP está a trabalhar nos Work Packages do projeto:

  • WP 01- Hibridização,
  • WP 02 – Moldes Híbridos poliméricos,
  • WP 03 – Moldes híbridos para produtos de alto desempenho,
  • WP 07-Produtos de conforto e segurança para desporto de lazer e competição
  • WP 23 – Gestão da Inovação e Sustentabilidade
BARRA_2024

Donwload ficha do projecto.

Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito