Composição e Materiais Avançados
Serviços
Composição

A área de Composição e Materiais Avançados apresenta elevados conhecimentos técnicos relativamente ao processo de composição de polímeros termoplásticos, através da incorporação de agentes funcionais, cargas orgânicas e inorgânicas ou ainda de resíduos de origem natural. Estas metodologias visam o desenvolvimento de granulado baseado em compostos e masterbatches com propriedades específicas melhoradas, indo ao encontro das necessidades do mercado e de aplicações específicas.

Ensaios de reciclabilidade mecânica

Estamos também preparados para desenvolver ensaios de reciclagem mecânica, através da extrusão de matrizes poliméricas virgens e/ou recicladas, e fazendo uma monitorização e ajuste do processo, enquadrada naquilo que são as especificações das matérias-primas, de forma a termos um número efetivo de ciclos de reciclagem que minimize perdas técnicas e funcionais.

Extrusão reativa

Método extremamente versátil e complexo, adaptável a uma ampla gama de processos e aplicações, incluindo reações de polimerização, modificações químicas via reações de ramificação e funcionalização, e modificações físicas como mistura reativa e compatibilização.

Monofilamento para Manufatura Aditiva

A área está capacitada para a produção de monofilamento termoplástico funcional, no âmbito das tecnologias de manufatura aditiva, concretamente em processos Fused Deposition Modeling (FDM), para aplicações desde o setor automóvel à indústria aeroespacial.

Produção de fibras termoplásticas

Atualmente a área de Composição e Materiais Avançados apresenta valências necessárias à produção de fibras termoplásticas com diâmetro inferior a 100 µm, direcionadas para o setor têxtil. Estas fibras poderão ser aditivadas com vários agentes funcionais por forma a apresentarem características técnicas específicas, como, por exemplo, propriedades antimicrobianas.

Avaliação e Desenvolvimento de soluções orientadas aos requisitos do produto e processo

O conhecimento e experiência de uma equipa multidisciplinar permite-nos oferecer um suporte técnico-científico ao desenvolvimento de produtos, avaliando o produto já existente ao nível dos materiais e processos, e conferindo soluções e alternativas adequadas ao âmbito da temática envolvente.

Formação

Apoio no desenvolvimento de recursos humanos com competências práticas nos processos de extrusão e composição de materiais termoplásticos e na inovação industrial no domínio da engenharia dos polímeros, com foco em materiais avançados funcionais e matérias-primas alternativas. Potenciamos a transferência de know-how resultante da atividade estruturada de I&DT.

Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito