28 Maio 2024
Moeda Bordalo II nomeada para os prémios Coin of the Year 2024

A moeda Bordalo II produzida pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) está nomeada para os Prémios COTY – Coin of the Year, um dos mais prestigiados galardões internacionais na área da numismática.

A moeda de coleção desenhada pelo artista Bordalo II, com o valor facial de 10 € e integrada na série «Arte Contemporânea Urbana», está entre as 10 moedas nomeadas na categoria de Moeda Mais Artística de 2023. Além do aspeto artístico, esta moeda apresenta uma inovação numismática, desenvolvida em parceria com o PIEP — Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, que resulta na incorporação de uma meia-lua de polímero reciclado no momento da cunhagem.

O processo para os prémios Coin of the Year 2024 começou no início de janeiro, com uma convocatória mundial para nomeações. Das aproximadamente 3.400 moedas diferentes lançadas em 2023, cerca de 600 foram submetidas a concurso por casas da moeda, bancos centrais e outras entidades.

Os exemplares nomeados vão agora ser apreciados por um painel internacional de juízes, que irão decidir quais são as moedas vencedoras nas 10 categorias em competição e, entre estas, aquela que será a Moeda do Ano (Coin of the Year).

Os prémios Coin of the Year distinguem o que de melhor se faz no mundo ao nível do design, da técnica, da temática e do marketing de moedas e os vencedores da presente edição serão anunciados na World’s Fair of Money, que se realiza em Chicago, no dia 8 de agosto.

Partilhar

Outras notícias

23 Maio 2024
Ecospots promovem a reciclagem de embalagens de plástico
15 Maio 2024
CCDR-N em visita ao PIEP com o olhar no futuro
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito