01 Abril 2022
Moeda “O Clima” com polímero integrado faz apelo à reciclagem

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda vai lançar a 21 de abril uma moeda denominada “O Clima”, da série “Desenhar a Moeda”, que contém plástico reciclado e uma mensagem ambientalista.

A moeda apela à redução, reciclagem e reutilização de resíduos, assim como faz uma chamada de atenção para o peso das alterações climáticas. Trata-se de uma moeda de prata com as cores amarelo, verde e azul, em plástico reciclado, no centro, relembrando que a nossa ação climática pode começar em casa pela separação do lixo para posterior entrega nos devidos ecopontos.

Esta moeda resultou do esforço coletivos de alunos de escolas do município da Guarda que recolheram resíduos de plástico, para posteriormente se utilizarem na cunhagem de 6000 moedas. Os discos coloridos ao centro desta moeda de 3 centímetros, simbolizam cada uma das três cores principais dos ecopontos, e são um polímero adaptado à integração no metal no momento da cunhagem.

Os processos de composição e injeção dos discos de plásticos mistos nas moedas foram realizados no PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros – que integra a Rede de Inovação da INCM. Os materiais foram fornecidos pela Extruplás – Reciclagem, Recuperação e Fabrico de Produtos Plásticos, lda.

De entre 582 propostas a concurso no desenho da moeda, o 1.° prémio foi atribuído a Tiago Ferreira, estudante do 6.° ano da Escola Carolina Beatriz Ângelo.

A moeda “O Clima” — Versão Prata Proof, estará disponível a 21 abril nas lojas da Casa da Moeda, nas cores amarelo, verde e azul.

Mais informações no Plano Numismático 2022 – Casa da Moeda e nas redes sociais da INCM.

 

Partilhar

Outras notícias

24 Maio 2022
“Recicla o Plástico”: vamos aumentar e melhorar a reciclagem dos plásticos?
21 Maio 2022
Os AED DAYS 2022 preparam-se para descolar
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito