08 Maio 2026
PIEP e CCG/ZGDV lançam nova plataforma de gestão integrada de projetos de I&I

O PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros e o Centro de Computação Gráfica (CCG/ZGDV) lançam a 11 de maio uma plataforma digital desenvolvida para transformar a gestão de projetos de Investigação e Inovação (I&I). A apresentação decorrerá às 9h30, nas instalações do CCG/ZGDV, e assinalará a entrada no mercado de uma resposta para desafios há muito identificados por organizações que gerem projetos complexos, sobretudo em contextos cofinanciados.

A nova plataforma integra, numa única infraestrutura digital, várias dimensões críticas da gestão de projetos, desde a componente técnico-científica até à vertente financeira e operacional. A solução permite alinhar as exigências externas, como marcos, entregáveis e requisitos das entidades financiadoras, com as necessidades internas das equipas, oferecendo uma visão contínua e estruturada da execução. O objetivo é simplificar processos, aumentar a transparência e apoiar a tomada de decisão ao longo de todo o ciclo de vida dos projetos.

Com foco na usabilidade e na eficiência, esta plataforma procura reduzir a complexidade inerente à gestão de I&I, promovendo maior rigor e articulação entre as diferentes áreas. O evento de lançamento da Plataforma de Gestão Integrada de Projetos de Investigação e Inovação (I&I) contou com intervenções institucionais, um enquadramento estratégico e uma demonstração prática da solução.

PROGRAMA

10h00 | Sessão de abertura
Ricardo J. Machado, presidente do conselho de administração do CCG/ZGDV
Nuno Guimarães, presidente do conselho de administração do PIEP

10h20 | Intervenção institucional
Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação (a confirmar)

10h40 | Apresentação “Uma nova forma de pensar a gestão dos projetos”

Ana Lima, diretora técnica do CCG/ZGDV
Cláudia Cristóvão, diretora-geral do PIEP

11h00 | Demonstração “Aplicação Prática da Plataforma”

Carlos Ribeiro, diretor de operações e de gestão de projetos do PIEP
Rui Pedro Ribeiro, diretor de gestão de projetos do CCG/ZGDV

11h30 | Sessão de encerramento

 

Partilhar

Outras notícias

15 Abril 2026
Webinar Sustronics debate o futuro da eletrónica sustentável
07 Abril 2026
Workshop PIEP: Avaliação do Ciclo de Vida: O que é? Para que serve? Como se faz?
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito