09 Outubro 2025
PIEP leva inovação e sustentabilidade ao coração do setor dos polímeros na K 2025

O PIEPPólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, centro de tecnologia e inovação localizado em Guimarães, está presente na K 2025, a mais prestigiada feira internacional para a indústria de plásticos e borracha, que decorre de 8 a 15 de outubro, em Düsseldorf, Alemanha. A K é reconhecida como o principal evento mundial do setor, reunindo expositores, especialistas e decisores de todo o mundo para debater o futuro da cadeia dos polímeros no âmbito da sustentabilidade, digitalização e economia circular.

No seu stand de exposição, o PIEP apresentará um portefólio de avanços tecnológicos e soluções inovadoras com foco na sustentabilidade, reforçando o seu papel na investigação e aplicação de materiais mais ecológicos para a indústria global. As tecnologias em exibição visam transformar sectores como o automóvel, aeroespacial, defesa, dispositivos médicos, calçado, embalagem e mobiliário.

Em destaque estarão 18 projetos que o PIEP considera como demostradores da inovação e do avanço tecnológico português, entre os quais:

  • Um depósito para armazenamento de hidrogénio com estrutura em fibra de carbono, combinando leveza e robustez, com potencial para aplicações em sistemas energéticos avançados;
  • A tecnologia Laser Direct Structuring (LDS), que permite incorporar eletrónica diretamente na superfície de peças poliméricas — abrindo possibilidades para componentes inteligentes em automóveis, dispositivos médicos e bens de consumo;
  • Linhas de produtos fabricados com biomateriais, plásticos reciclados e recicláveis, como solas biomiméticas para calçado inspiradas em formas da Natureza; moldes para sapatos produzidos a partir da valorização de caroços de azeitona; materiais para mobiliário gerados a partir de resíduos, demonstrando o compromisso com a economia circular; e um sistema para a valorização de cápsulas de café.

 

Estas inovações refletem a missão estratégica do PIEP: acelerar a transição para uma indústria de polímeros mais responsável e resiliente, reduzindo o impacto ambiental e agregando valor tecnológico.

“Participar na K 2025 representa para o PIEP uma janela única de projeção internacional: queremos mostrar que Portugal é capaz de contribuir para as grandes transformações no setor dos polímeros. Apresentaremos soluções que combinam desempenho, leveza e sustentabilidade — do laboratório à produção industrial — e que respondem ao desafio global de fechar ciclos, promover materiais inteligentes e reforçar a economia circular”, declara Bruno Pereira da Silva, Diretor de Public Affairs e Sustentabilidade do PIEP.

 

Partilhar

Outras notícias

07 Outubro 2025
PIEP no Plastics Summit Global Event 2025
25 Setembro 2025
PIEP na apresentação do Pacto da Bioeconomia Azul
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito