O PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, centro de tecnologia e inovação localizado em Guimarães, está presente na K 2025, a mais prestigiada feira internacional para a indústria de plásticos e borracha, que decorre de 8 a 15 de outubro, em Düsseldorf, Alemanha. A K é reconhecida como o principal evento mundial do setor, reunindo expositores, especialistas e decisores de todo o mundo para debater o futuro da cadeia dos polímeros no âmbito da sustentabilidade, digitalização e economia circular.
No seu stand de exposição, o PIEP apresentará um portefólio de avanços tecnológicos e soluções inovadoras com foco na sustentabilidade, reforçando o seu papel na investigação e aplicação de materiais mais ecológicos para a indústria global. As tecnologias em exibição visam transformar sectores como o automóvel, aeroespacial, defesa, dispositivos médicos, calçado, embalagem e mobiliário.
Em destaque estarão 18 projetos que o PIEP considera como demostradores da inovação e do avanço tecnológico português, entre os quais:
Estas inovações refletem a missão estratégica do PIEP: acelerar a transição para uma indústria de polímeros mais responsável e resiliente, reduzindo o impacto ambiental e agregando valor tecnológico.
“Participar na K 2025 representa para o PIEP uma janela única de projeção internacional: queremos mostrar que Portugal é capaz de contribuir para as grandes transformações no setor dos polímeros. Apresentaremos soluções que combinam desempenho, leveza e sustentabilidade — do laboratório à produção industrial — e que respondem ao desafio global de fechar ciclos, promover materiais inteligentes e reforçar a economia circular”, declara Bruno Pereira da Silva, Diretor de Public Affairs e Sustentabilidade do PIEP.