O Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) continua a reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e a economia circular através do projeto Recicla+, desenvolvido em conjunto a Bicafé, MC, Codil, Incbio e Bio4plas. No âmbito desta iniciativa, já foram recicladas mais de 200 toneladas de cápsulas de café e 100 toneladas de borras de café, promovendo a valorização de resíduos e o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria.
Integrado na agenda “Sustainable Plastics” do Plano de Recuperação e Resiliência, o projeto Recicla+ foca-se na criação de um modelo eficiente para a reciclagem de cápsulas de café pós-consumo. Para esse efeito, estruturou-se um sistema nacional de recolha, aliado ao desenvolvimento de uma linha piloto de reciclagem que permite transformar os materiais plásticos das cápsulas e a borra em produtos sustentáveis novos.
Assim, o PIEP desempenhou um papel determinante na conceção e desenvolvimento de um novo material plástico reciclado, com origem nas cápsulas recolhidas, bem como no design de um depósito doméstico que facilita a separação e deposição seletiva deste resíduo. Além disso, a borra de café tem sido reaproveitada para a produção de biofertilizante líquido, reforçando a aposta na valorização de subprodutos e na redução do impacto ambiental.
Deste modo, o PIEP contribui para a implementação de soluções inovadoras no setor da reciclagem, fomentando a transição para uma economia mais circular e sustentável em Portugal.