24 Julho 2023
Projeto PAPILOMA soma prémios nacionais de ideias de negócio

O Projeto Papiloma, em desenvolvimento na Universidade da Beira Interior (UBI), e em co-promoção com Labfit – HPRD Health Products Research and Development, Lda, arrecadou recentemente quatro prémios em concursos nacionais de ideias de negócio: o 1º lugar no “Concurso de Ideias de Negócio WIN-UBI” da UBI; 1º lugar no Concurso Concurso de Ideias Empreendedoras Making Health Safer – Associação FabLabs Portugal, o 2º lugar “UI.CAN –Universidades como Interface para o Empreendedorismo”; e o 3º lugar “ARRISCA C Business Ideas Contest, Innovation category”.

O PAPILOMA apresenta-se como uma solução inovadora que simplifica e acelera o tratamento de lesões provocadas pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano) que, de outra forma, poderiam evoluir para cancro do colo do útero nas mulheres.

Este projeto (CENTRO-01-0145-FEDER-181235) encontra-se em fase de validação de um protótipo, TRL 4/5, consistindo no desenvolvimento de um gel de aplicação vaginal de alta eficácia, contendo várias propriedades anticancerígenas e antivirais, destinando-se à indústria farmacêutica.

A promotora principal do projeto é a docente da UBI Dra. Carla Cruz e investigadora no CICS-UBI, que destaca neste projeto a eficácia e segurança do protótipo desenvolvido no projeto PAPILOMA.

O PAPILOMA contou com a contribuição do PIEP – Pólo de Inovação de Engenharia de Polímeros, um centro de referência na área da Engenharia de Polímeros que suporta as necessidades globais industriais de I&D+i, responsável neste projeto pelo desenvolvimento da embalagem do protótipo.

Partilhar

Outras notícias

16 Julho 2024
PIEP apresenta na AOP 2024
08 Julho 2024
PIEP apresentou trabalhos na ECCM21
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito