28 Janeiro 2021
Seringa DUO: uma nova seringa com vantagens claras para a saúde pública

O projeto Seringa DUO desenvolveu um inovador dispositivo médico, constituído por uma seringa de dupla câmara de libertação sequencial, para melhorar e tornar mais segura a prática clínica de administração endovenosa de medicamentos e soros.

Com este dispositivo inovador, um enfermeiro poderá executar três administrações (pré-flushing, administração de medicamento e flushing) num passo sequencial sem ter de trocar de seringa, de modo a reduzir o risco de infeção e o trauma induzido no paciente.

A nova seringa promoverá assim a realização do flushing, a redução do tempo e de erros durante a preparação da medicação, a poupança de material e a redução de custos dos sistemas de saúde.

Trabalho do consórcio

Para realizar este projeto foi reunido um consórcio com experiência e competências complementares, nomeadamente a empresa líder Muroplás, o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

O consórcio trabalhou na geração de conceitos inovadores, no desenvolvimento da seringa com diferentes designs apoiados em modelos preditivos, no processo produtivo da geração de moldes e no envolvimento dos utilizadores finais nos estudos pré-clínicos.

O projeto Seringa DUO foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co promoção, com um incentivo do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), no valor de cerca de 516 mil euros, para um investimento elegível de 718 mil euros.

Partilhar

Outras notícias

15 Fevereiro 2021
PIEP na apresentação do Portal da Inovação
21 Janeiro 2021
Projeto APEX – do PIEP para o mar
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito