15 Março 2023
PIEP desenvolve projeto transformador POLARISE

O PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros – enquanto Centro Tecnológico e de Inovação de referência, vai desenvolver o projeto transformador POLARISE – Innovation in Polymer Engineering for a Circular and Digital Environment. O POLARISE – Concurso para Financiamento Plurianual – foi aprovado pela ANI – Agência Nacional de Inovação, enquadrado na estratégia do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, na componente de Investimento e Inovação. Este projeto estará em ação durante 3 anos, e com um investimento de 2,7 milhões de euros vai garantir ações relevantes na renovação da rede de suporte científico e tecnológico e na orientação para o tecido produtivo, no sentido de alavancar a transição da indústria para um ambiente mais digital e circular.

Com o Projeto POLARISE e ações inerentes, o PIEP vai incrementar a interação, a valorização e a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e demais atores económicos e sociais, contribuindo para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento das competências das organizações e das pessoas.

Importância do projeto no setor dos Polímeros nacional

Segundo os últimos dados disponibilizados pelo INE (refª 2018), o setor dos polímeros, borrachas e compósitos conta 1.078 empresas com cerca de 29.172 trabalhadores e gerou um total de venda de produtos e prestação de serviços (volume de negócios) de cerca de 4.727,10M€ (4.97% do volume total de negócios gerados pelas empresas portuguesas e 2,32% do PIB).

Com o desenvolvimento do Projeto POLARISE, o PIEP concretizará, para este setor, atividades colaborativas e transferência de tecnologia com as empresas, centros tecnológicos, universidades e a sociedade, promovendo uma maior interação, criação de valor no tecido empresarial e um maior envolvimento e oferta de conhecimento à Sociedade através de ações específicas focadas nas vertentes da Digitalização, Economia Circular e Descarbonização. Serão igualmente lançadas as sementes para o desenvolvimento de conhecimentos científicos e tecnológicos em temáticas críticas, como é o caso da vertente de Digitalização e Tecnologias Digitais, da Descarbonização e Economia Circular, bem como na Automatização e Transformação Inteligente e Materiais Avançados com base em soluções mais sustentáveis.

Nas palavras de Cláudia Cristóvão, Diretora Geral do PIEP, o Projeto POLARISE é “a concretização de uma estratégia de capacitação da instituição ao nível da sustentabilidade, digitalização e cooperação nacional e internacional que, em última análise, visa difundir o conhecimento adquirido no setor dos Polímeros e Compósitos. Vamos, sem dúvida, aproveitar a oportunidade providenciada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e Agência Nacional de Inovação, S. A. (ANI, S.A.) para fomentar uma, ainda maior, aproximação das empresas com conhecimentos, práticas e tecnologias estado da arte.”

Partilhar

Outras notícias

28 Maio 2024
Moeda Bordalo II nomeada para os prémios Coin of the Year 2024
23 Maio 2024
Ecospots promovem a reciclagem de embalagens de plástico
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito