“Recicla o Plástico”. A mensagem é simples, e a ação é também ela simples. Este é o objetivo da nova campanha do Pacto Português para os Plásticos, que tem em vista incentivar os portugueses para realizar uma “maior e melhor reciclagem do plástico”. Cabe agora a todos nós agir.
Presente desde 19 de Maio nas ruas e nas lojas, supermercados e hipermercados, a campanha tem uma forte componente física e digital, contando ainda com um site, recicla.pactoplasticos.pt, e redes sociais, para esclarecer as dúvidas frequentes sobre a separação de plásticos e para ficar a saber como realizar uma eficiente reciclagem do plástico.
Esta campanha “Recicla o Plástico” tem um foco especial na faixa etária dos 18 aos 30 anos, e parte de uma das cinco metas definidas pelo Pacto Português para os Plásticos – “Alcançar uma taxa de reciclagem das embalagens de plástico, igual ou superior a 70%, até ao ano de 2025” – sendo que o consumidor é um importante “fornecedor de matéria-prima” na economia circular.
O Primeiro Relatório de Progresso do Pacto Português para os Plásticos, apresentando em 25 de novembro de 2021, demonstra que a evolução é geralmente positiva, no sentido de se atingir as Metas definidas para 2025, mas que as ações dos membros têm de ser aceleradas.
Desde o início de 2020, várias empresas, associações, universidades e o Governo comprometeram-se com a visão e os objetivos do Pacto Português para os Plásticos, uma iniciativa que pretende garantir a transição para uma economia circular, onde o plástico é sempre um recurso valioso dentro da economia, e nunca uma ameaça para o ambiente. O PIEP é um membro fundador do Pacto Português para os Plásticos e apoia fortemente esta iniciativa. Hoje, são mais de 100 as entidades que partilham esta visão.