21 Janeiro 2021
Projeto APEX – do PIEP para o mar

O projeto APEXCombate à Poluição em Atmosferas Explosivas surgiu como uma resposta concreta a um problema grave existente no sector naval: a falta de embarcações adequadas e devidamente preparadas para a execução de trabalhos em cenários de alto risco.

O objetivo do projeto APEX consistiu assim em criar para o mercado a primeira embarcação a nível mundial capaz de atuar de forma eficiente e completamente segura no combate à poluição em diversos cenários de risco extremo.

No final de execução do projeto foi possível disponibilizar ao mercado nacional e internacional, a primeira embarcação com certificação ATEX (produtos certificados para operar em atmosferas explosivas).

Vídeo de resumo do desenvolvimento do projeto APEX:

Embarcação com ATEX

Com uma visão holística, a embarcação, com 9 metros de comprimento, foi o resultado de um trabalho profundo ao nível de vários subsistemas: compartimentos pressurizados; sistema de propulsão; ferramentas de monitorização de ruído e vibração; e estrutura em materiais compósitos avançados.

Equipada com a melhor tecnologia, e com uma resistência estrutural excecional, a embarcação garante que os níveis de exposição dos tripulantes aos diversos agentes físicos e químicos se encontram dentro dos limites do que é internacionalmente recomendado para a realização de trabalhos em ambientes explosivos (certificação ATEX).

O projeto APEX foi um trabalho conjunto do PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, da SWB – Seismic Workboats Lda, da AMY – Antartic Module Yard SA e da DBWAVE.I – Acoustic Engineering SA iniciado em 2016.

Partilhar

Outras notícias

16 Julho 2021
Centro de excelência do Norte de Portugal/Galiza cria 30 materiais com base em resíduos
01 Julho 2021
Workshop online “The Future of Smart and Virtual Product Development”
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito