21 Janeiro 2021
Projeto APEX – do PIEP para o mar

O projeto APEXCombate à Poluição em Atmosferas Explosivas surgiu como uma resposta concreta a um problema grave existente no sector naval: a falta de embarcações adequadas e devidamente preparadas para a execução de trabalhos em cenários de alto risco.

O objetivo do projeto APEX consistiu assim em criar para o mercado a primeira embarcação a nível mundial capaz de atuar de forma eficiente e completamente segura no combate à poluição em diversos cenários de risco extremo.

No final de execução do projeto foi possível disponibilizar ao mercado nacional e internacional, a primeira embarcação com certificação ATEX (produtos certificados para operar em atmosferas explosivas).

Vídeo de resumo do desenvolvimento do projeto APEX:

Embarcação com ATEX

Com uma visão holística, a embarcação, com 9 metros de comprimento, foi o resultado de um trabalho profundo ao nível de vários subsistemas: compartimentos pressurizados; sistema de propulsão; ferramentas de monitorização de ruído e vibração; e estrutura em materiais compósitos avançados.

Equipada com a melhor tecnologia, e com uma resistência estrutural excecional, a embarcação garante que os níveis de exposição dos tripulantes aos diversos agentes físicos e químicos se encontram dentro dos limites do que é internacionalmente recomendado para a realização de trabalhos em ambientes explosivos (certificação ATEX).

O projeto APEX foi um trabalho conjunto do PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, da SWB – Seismic Workboats Lda, da AMY – Antartic Module Yard SA e da DBWAVE.I – Acoustic Engineering SA iniciado em 2016.

Partilhar

Outras notícias

19 Abril 2021
Webinar “Life Cycle Assessment e Ecodesign”
16 Abril 2021
Materiais sustentáveis do futuro nos setores da aeronáutica/aeroespacial, ferrovia e automóvel
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito