16 Abril 2021
Materiais sustentáveis do futuro nos setores da aeronáutica/aeroespacial, ferrovia e automóvel

Materiais sustentáveis do futuro nos setores da Aeronáutica/Aeroespacial, Ferrovia e Automóvel” foi o tema do debate, promovido pela ANI – Agência Nacional de Inovação realizado no dia 15 de abril e transmitido em direto no Facebook da ANI.

Esta conversa inovadora foi dinamizada pela ANI em parceria com o PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros – Centro de Interface Tecnológico.

Ao longo dos próximos anos esperam-se várias mudanças nos diferentes sectores económicos, sobretudo nos sectores ligados aos transportes e à mobilidade. Estas mudanças derivam da mesma preocupação – a sustentabilidade – com o desenvolvimento de novos materiais e processos de fabrico que permitam obter mais com menos, isto é, obter mais qualidade e eficiência, com menos custos energéticos, ambientais e de transporte.

Nesta Innovation Talk foram analisados os materiais sustentáveis do futuro a aplicar em 3 grandes sectores: automóvel, ferrovia, aeronáutica/aeroespacial. Portugal deseja trilhar caminho nestes sectores, com o desenvolvimento de novas soluções, soluções essas que nos colocam no caminho certo – o caminho da sustentabilidade.

Debate – convidados

O debate foi moderado por Nuno Guimarães, Presidente do Conselho de Administração do PIEP, e contou com o contributo de Paulo Antunes, Engenheiro Sénior e Gestor Técnico da área de Mecânica e Materiais na Stratosphere S.A., José Rui Marcelino, fundador da Almadesign, e Júlio Grilo, Diretor do Departamento de Pesquisa e Inovação da Simoldes Plásticos.

No final 2020, a União Europeia aprovou o objetivo de, em 2030, cortar em 55% as emissões de estufa, com base em referências de CO2 de 1990, contribuindo assim para o objetivo de acelerar a transição para uma Europa mais verde, digital e com neutralidade carbónica. O moderador destacou que “as empresas do setor da ferrovia, aeroespacial e automóvel estão a investir no desenvolvimento de novos materiais mais leves, sustentáveis e mais eficientes de forma a cumprir com as metas da União Europeia”.

Os oradores enriqueceram a conversa com a sua visão, colocando pontos de vista ousados e diversificados, respondendo no final às questões colocadas pela audiência.

As Innovation Talks têm como principal objetivo promover o diálogo em torno dos principais desafios da atualidade e demonstrar a importância da inovação enquanto motor do crescimento económico e social. Estas conversas têm transmissão em direto através do Facebook e ficam também disponíveis no site e canal de Youtube da ANI, para que possam ser vistas ou revistas.

Partilhar

Outras notícias

16 Julho 2021
Centro de excelência do Norte de Portugal/Galiza cria 30 materiais com base em resíduos
01 Julho 2021
Workshop online “The Future of Smart and Virtual Product Development”
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito