16 Abril 2021
Materiais sustentáveis do futuro nos setores da aeronáutica/aeroespacial, ferrovia e automóvel

Materiais sustentáveis do futuro nos setores da Aeronáutica/Aeroespacial, Ferrovia e Automóvel” foi o tema do debate, promovido pela ANI – Agência Nacional de Inovação realizado no dia 15 de abril e transmitido em direto no Facebook da ANI.

Esta conversa inovadora foi dinamizada pela ANI em parceria com o PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros – Centro de Interface Tecnológico.

Ao longo dos próximos anos esperam-se várias mudanças nos diferentes sectores económicos, sobretudo nos sectores ligados aos transportes e à mobilidade. Estas mudanças derivam da mesma preocupação – a sustentabilidade – com o desenvolvimento de novos materiais e processos de fabrico que permitam obter mais com menos, isto é, obter mais qualidade e eficiência, com menos custos energéticos, ambientais e de transporte.

Nesta Innovation Talk foram analisados os materiais sustentáveis do futuro a aplicar em 3 grandes sectores: automóvel, ferrovia, aeronáutica/aeroespacial. Portugal deseja trilhar caminho nestes sectores, com o desenvolvimento de novas soluções, soluções essas que nos colocam no caminho certo – o caminho da sustentabilidade.

Debate – convidados

O debate foi moderado por Nuno Guimarães, Presidente do Conselho de Administração do PIEP, e contou com o contributo de Paulo Antunes, Engenheiro Sénior e Gestor Técnico da área de Mecânica e Materiais na Stratosphere S.A., José Rui Marcelino, fundador da Almadesign, e Júlio Grilo, Diretor do Departamento de Pesquisa e Inovação da Simoldes Plásticos.

No final 2020, a União Europeia aprovou o objetivo de, em 2030, cortar em 55% as emissões de estufa, com base em referências de CO2 de 1990, contribuindo assim para o objetivo de acelerar a transição para uma Europa mais verde, digital e com neutralidade carbónica. O moderador destacou que “as empresas do setor da ferrovia, aeroespacial e automóvel estão a investir no desenvolvimento de novos materiais mais leves, sustentáveis e mais eficientes de forma a cumprir com as metas da União Europeia”.

Os oradores enriqueceram a conversa com a sua visão, colocando pontos de vista ousados e diversificados, respondendo no final às questões colocadas pela audiência.

As Innovation Talks têm como principal objetivo promover o diálogo em torno dos principais desafios da atualidade e demonstrar a importância da inovação enquanto motor do crescimento económico e social. Estas conversas têm transmissão em direto através do Facebook e ficam também disponíveis no site e canal de Youtube da ANI, para que possam ser vistas ou revistas.

Partilhar

Outras notícias

19 Abril 2021
Webinar “Life Cycle Assessment e Ecodesign”
06 Abril 2021
Otimização de embalagens com recurso a simulações numéricas
Este site pode utilizar Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.
aceito